Deck do Pescador, em Santos, terá estrutura para aguentar ressaca

Segunda fase da recuperação teve início nesta semana e o local também voltará a ter uma extensão maior

Por: Tatiane Calixto  -  20/02/20  -  17:53
A obra contou com reforço de blocos na área da futura rampa que servirá de apoio à obra
A obra contou com reforço de blocos na área da futura rampa que servirá de apoio à obra   Foto: Matheus Tagé

A segunda fase da recuperação do Deck do Pescador, em Santos, teve início nesta semana e o local além de voltar a ter uma extensão maior, também ganhará uma estrutura mais resistente às ações da maré. Apesar disso, a ideia é deixá-lo bem parecido com a construção original.  


O local era o queridinho de quem gosta de pesca e se mostra como um espaço privilegiado para observação de navios na entrada do Estuário de Santos. Com a reforma, ele voltará a ter 70 metros de extensão, tamanho original, antes da forte ressaca comprometer parte de sua estrutura.  


A obra é a segunda etapa de recuperação do espaço turístico localizado na Avenida Almirante Saldanha da Gama, em frente ao número 192, Ponta da Praia. O gestor das obras da Nova Ponta da Praia, o arquiteto Glaucus Farinello, explica que a nova estrutura foi pensada para suportar os efeitos das ressacas.  


"O piso de madeira será substituído por uma laje de concreto. Esteticamente ficará similar à estrutura original, mas com esses ajustes, para compatibilizar com o reforço da nova estrutura", explica. 


Desta forma, essa nova etapa de intervenções contará com o preparo do reforço de blocos de pedra na área da futura rampa que servirá de apoio para a obra que deve terminar em junho. A prefeitura, que elaborou o projeto executivo, incluiu uma outra rampa para barcos.  


Os serviços são totalmente custeados pela iniciativa privada, por meio de uma compensação ao município exigida por lei e fazem parte do termo de compromisso que envolve as obras da Nova Ponta da Praia. 


Etapa anterior 


A primeira etapa de recuperação do Deck do Pescador foi entregue em dezembro de 2018. Lanchonete, pequena loja com artigos de pesca, dois sanitários, sendo um adaptado, cobertura em policarbonato, guarda-corpos e piso cerâmico receberam melhorias para recuperação dos estragos provocados por forte ressaca. 


Logo A Tribuna
Newsletter