Concurso entre estudantes pode definir destino do Mercado de Peixes de Santos

A ideia surgiu durante abraço simbólico no tradicional ponto de venda da Ponta da Praia; estruturas podem ser demolidas para andamento de obras no bairro santista

Por: Eduardo Brandão  -  16/02/20  -  00:21

Estudantes de arquitetura serão provocados para projetar possíveis utilização das antigas estruturas do Mercado de Peixe, na Ponta da Praia. A ideia é a realização de um concurso popular para colher ideias de destinação ao espaço, que corre o risco de ser demolido a partir de abril. A proposta foi ventilada na manhã deste sábado (15), durante abraço simbólico no tradicional ponto de venda na Praça Almirante Gago Coutinho. 


O ato, organizado pelas redes sociais, reuniu cerca de 60 pessoas, entre estudantes, arquitetos e historiadores. Trabalhadores do espaço também se uniram aos defensores da manutenção das estruturas, na contagem regressiva para a desocupação do imóvel. “Foi um encontro bonito, algumas pessoas se manifestaram. E, com isso, surgiu a proposta do concurso para reunir ideias de uso do espaço”, afirma o arquiteto Ricardo Velasco, um dos organizadores do encontro. 


Os planos da prefeitura é de fazer a transferência dos atuais permissionários para novo espaço, há poucos metros do local, cujas obras devem ser finalizadas em até 60 dias. Prefeitura e Grupo Mendes – responsável pela construção do futuro equipamento – estimam concluir as intervenções no local em março.  


A mudança deve ser finalizada na primeira semana de abril. A fase é complementar à instalação do Centro de Atividades Turísticas (CAT) de Santos, que tem previsão de entrega para julho. O projeto do complexo inclui parte da Praça Almirante Gago Coutinho, com a instalação de um espelho d’água próximo ao local do tradicional ponto de venda de pescados. 


Considerado um importante exemplar da arquitetura modernista, o Mercado de Peixes deve  ser demolido para a continuidade das obras do projeto Nova Ponta da Praia. “A partir dele, podem surgir outros olhares para as questões da cidade”, continua Velasco. De autoria do arquiteto Antônio Carlos Quintas, o local foi inaugurado em 1982, durante a gestão do então prefeito Paulo Gomes Barbosa – pai de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). 


Após mobilização popular iniciada no ano passado, a prefeitura vem afirmando realizar uma análise da edificação a fim de avaliar possibilidades de adaptação. Uma das propostas em estudo pelo Poder Público prevê a utilização de parte da estrutura como um abrigo, em composição com os novos elementos da Praça Almirante Gago Coutinho. 


A reforma do local é defendida pela administração santista para consolidar a Ponta da Praia como um dos principais pontos turísticos de Santos. 


Com quase dois mil metros quadrados, o novo Mercado de Peixes terá box climatizado e um espaço gastronômico.Trata-se do Restaurante Paru Comida de Rua do Mar, do ex-MasterChef Dario Costa. Dedicado à gastronomia ligada ao mar, o estabelecimento está sendo erguido no mezanino e proporcionará aos frequentadores uma experiência diferente e informal para degustar os pratos elaborados pelo santista.


Logo A Tribuna
Newsletter