Caixa Econômica Federal avalia indenização para clientes da agência central de Santos

Deputada Rosana Valle se reuniu com o Procon-Santos para ajustar a melhor forma de atender casos remanescentes do roubo à agência santista, em dezembro de 2017

Por: Da Redação  -  24/08/19  -  22:37
Reuniões para aumento da indenização aconteceram nesta semana
Reuniões para aumento da indenização aconteceram nesta semana   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal define, em até 15 dias, se aumenta o valor da indenização aos clientes que tiveram itens penhorados levados por bandidos na agência central de Santos. Assim diz a deputada federal Rosana Valle (PSB), que na quinta-feira (22) se reuniu com representantes do banco e o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, em Brasília. 


A assessoria de imprensa da Caixa confirmou, por nota, ter havido mais uma reunião nesta sexta-feira (24) com o Procon-Santos, “visando ajustar a melhor forma de atender os casos remanescentes. (É) Importante destacar que cerca de 90% dos clientes já foram indenizados, preservando igualmente os princípios contratuais de forma isonômica e transparente”. 


A expectativa, afirma a parlamentar, é que os cerca de 4 mil afetados recebam 2,5 vezes o custo do bem. Desde o roubo à agência santista, em dezembro de 2017, banco e clientes não chegaram a um acordo. A instituição propôs pagar 1,5 vez o valor do bem, conforme o seguro para esse tipo de contrato. 


A parlamentar destaca que, em caso de aumento na indenização, todos os clientes seriam favorecidos – inclusive os que já fizeram acordo com a Caixa.


“Saímos satisfeitos com a proposta de acordo e vamos cobrar a resposta após o prazo estipulado”, diz Rosana Valle. 


Segundo Quaresma, as cifras exigidas já são aplicadas em acordos posteriores a ações judiciais. “Pedimos que esse valor seja pago a todos os consumidores.” 


Ele afirma que a tentativa de acordo é mais uma ação para que os clientes não sejam prejudicados. “Esperamos que haja uma mudança de postura da Caixa”. Segundo ele, a indenização oferecida não condiz com o valor de mercado dos bens roubados que estavam sob a guarda da agência. 


O caso


Em 17 de dezembro de 2017, a agência central da Caixa, na Rua General Câmara, no Centro, foi assaltada por uma quadrilha de 15 pessoas. Elas renderam o segurança e levaram joias penhoradas e dinheiro. Um dia antes, o fornecimento de energia na região foi desligado, o que desativou o sistema de monitoramento. 


O Procon-Santos multou a Caixa em R$ 9 milhões, devido à indenização em desconformidade com o valor de mercado, e em R$ 200 mil pela falha na segurança, que facilitou a ação criminosa.  


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