Câmara Federal analisa Projetos de Lei de estudantes de Direito da Baixada Santista

Estudantes de universidades da região participaram de projeto a fim de engajar universitários na vida política

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/10/20  -  23:11
  Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Estudantes de Direito de universidades da Baixada Santista puderam participar do projeto ‘Estudante faz a Lei’, e tiveram trabalhos avaliados e comentados pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, em Brasília. Foram sete trabalhos, de 15 alunos no total.


A iniciativa foi criada pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) com o objetivo de engajar os alunos de Direito na vida política, além de incentivar o debate de novas ideias. Os alunos enviaram projetos de lei com os temas saúde, proteção animal, audiências de conciliação, segurança, educação e regras do FGTS. 


A deputada anunciou aos estudantes que enviará os trabalhos comentados, cada um deles em material impresso e encadernado, além de um certificado de participação do projeto. 


Os estudantes que participaram são da Universidade Paulista (UNIP) e da Universidade São Judas. Agora, Rosana Valle estuda a possibilidade de estender o projeto a universidades do Vale do Ribeira.


O coordenador do curso de direito da Universidade Paulista (UNIP), professor Clóvis Talarico, acredita que esse é o primeiro passo para a participação dos cidadãos nas políticas públicas. “É inusitado esse projeto, eu pelo menos nunca tinha visto algo parecido. Já frequentei as Câmaras aqui da região, do estado e também já estive em Brasília por três vezes, mas não vi um projeto parecido”.


A coordenadora do curso de Direito da Universidade São Judas, professora Renata Fiore, também acredita que essa foi uma iniciativa que ajudou os alunos a abrirem os horizontes. “Agradeço à deputada por ajudar no crescimento acadêmico dos nossos universitários!”.


A estudante Cintia Nogueira de Carvalho foi uma das participantes e demonstrou gratidão pela oportunidade. Ela estudava em Santos, teve que transferir o curso para uma universidade no Vale do Ribeira e ficou feliz em saber que a próxima edição do Projeto também acontecerá para alunos dessa região. “É um crescimento muito grande pra gente”. Mariana Queiroz Marques também acredita nisso. “Consigo enxergar o trabalho dos políticos muito melhor agora. Agradeço novamente o cuidado e atenção que nos deram, sinto orgulho de ver tantas mulheres envolvidas na política”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter