Câmara de Santos cobra ações emergenciais para atendimento no Guilherme Álvaro

UTI Pediátrica do hospital deve ficar fechada pelos próximos três meses, segundo diretoria da unidade

Por: De A Tribuna On-line  -  12/01/20  -  10:00
Pacientes que vão ao Hospital Guilherme Álvaro não conseguem retirar o remédio Anastrozol 1 mg
Pacientes que vão ao Hospital Guilherme Álvaro não conseguem retirar o remédio Anastrozol 1 mg   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A Comissão Parlamentar de Saúde da Câmara Municipal de Santos acionou autoridades para viabilizarem uma ação emergencial que vise à manutenção dos atendimentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro (HGA).


O Legislativo santista, por meio da vereadora Telma de Souza (PT), acionou a prefeitura e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por meio do deputado estadual Caio França, membro titular do colegiado.


Representando a Comissão de Saúde da Câmara, a parlamentar cobrou do estado a garantia dos atendimentos na unidade de saúde.


A UTI Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro deve ficar fechada pelos próximos três meses. O atendimento no setor foi interrompido por falta de equipe médica e, agora, outras unidades da região absorvem o serviço.


Segundo a diretora técnica do HGA, Monica Mazzurana, o hospital teve perda de recursos humanos – por conta de licença-saúde, pedidos de demissão, entre outros –, o que deixou 30% da escala médica “descoberta”.


“A partir daí, entendemos que não era seguro permanecer com o atendimento. Na sexta-feira, informamos o Departamento Regional de Saúde e a Cross [Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde]”.


Assim, os sete leitos da unidade deixam de receber pacientes. Agora, conforme Monica, crianças da região que morem próximas ao Litoral Sul serão recebidas no Hospital de Registro, caso precisem de UTI. Já as pacientes que residem entre Praia Grande e Bertioga irão a hospitais que dispõem do serviço nessas cidades.


Autoria de projeto é da vereadora Telma de Souza (PT)
Autoria de projeto é da vereadora Telma de Souza (PT)   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter