Boqueirão terá base do Samu na avenida da praia em Santos

Estrutura foi montada para o serviço na Ilha de Conveniência, perto da Conselheiro Nébias

Por: Maurício Martins & Da Redação &  -  10/12/19  -  12:38
Uma ambulância do Samu seguirá à disposição da população 24h por dia na base da Ilha de Conveniência
Uma ambulância do Samu seguirá à disposição da população 24h por dia na base da Ilha de Conveniência   Foto: Matheus Tagé/ AT

Santos contará, em breve, com mais uma base fixa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A estrutura está sendo preparada para funcionar na Ilha de Conveniência, que fica na avenida da praia, cruzamento com a Avenida ConselheiroNébias. O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, afirma que o funcionamento será a partir do próximo dia 21.


A base terá sala para pequenos atendimentos e orientações e um espaço para os funcionários. Uma ambulância de suporte básico, com equipe completa, ficará 24 horas no local. O objetivo é diminuir o tempo de espera por atendimento entre os moradores da orla e também de quem estiver nas praias. Um quadriciclo também será usado para prestar o primeiro atendimento na faixa de areia, até a chegada da viatura para remoção. O equipamento foi cedido pela Guarda Municipal.


“A base começa de olho na temporada de verão, mas vai continuar permanentemente. Vamos ter equipamentos como desfibrilador (usado para choques em casos de paradas cardíacas)”, diz Ferraz.


Segundo o secretário, em casos mais simples, o atendimento poderá ficar restrito a uma orientação da equipe de enfermagem, sem necessidade de uso da ambulância. “Mas a base contará com toda a estrutura e sistemas de comunicação integrados à central do Samu”.


Ferraz garante que a base não vai tirar o atendimento de outros locais, porque há equipes suficientes para essa instalação. Segundo ele, atualmente há 17 ambulâncias na Cidade – 12 alugadas e cinco próprias. Apenas uma ambulância é de suporte avançado (UTI) e conta com médico a bordo. O envio é avaliado conforme o caso.


Além da base central, na Rua Barão de Paranapiacaba, na Encruzilhada, há bases fixas do Samu no Morro Nova Cintra, na Zona Noroeste, Ponta da Praia, entrada da Cidade (São Manoel) e Caruara, na Área Continental. “O contrato de aluguel foi renovado recentemente e todas as ambulâncias são novas. As próprias são 0 km. Elas têm a figura do condutor e enfermagem”.


Logo A Tribuna
Newsletter