Bailarinas de Santos vão para Nova Iorque competir em festival internacional de dança

Alice e Manuela foram selecionadas para o Festival Valentina Koslova Internacional Competition (VKIBC)

Por: Ravena Soares  -  05/04/24  -  06:32
Manuela e Alice foram selecionadas para competir com bailarinos do mundo inteiro
Manuela e Alice foram selecionadas para competir com bailarinos do mundo inteiro   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Em alguns casos, um passo bem executado pode levar uma bailarina a grandes saltos. Em outros, pode levá-la a outro continente, em uma competição com bailarinos de todo o mundo. Esse é o caso de Alice Cerca, de 15 anos, e Manuela Coelho, 12, moradoras do bairro Marapé, que nesta sexta-feira (5), embarcam para Nova Iorque para competir no Festival Valentina Koslova Internacional Competition (VKIBC).


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


De acordo com a professora de dança das meninas, elas garantiram uma vaga no VKIBC após se destacarem no Festival Arte em Cena, em outubro do ano passado. “Elas ficaram muito felizes, e a partir de então começaram a ensaiar de forma bem intensa”, lembra.


Para ela, a experiência é única e também uma grande oportunidade para que as alunas possam conhecer bailarinos do mundo inteiro. “Fico muito nervosa, mas também muito tranquila em saber que elas estão preparadas. Estamos muito felizes. É um prazer muito grande ver o quanto a dedicação e o esforço delas nessa rotina, que a gente sabe que é bem pesada, conseguiu levá-las a um patamar tão importante para a carreira”, conta.


Professora está orgulhosa e incentiva alunas neste desafio
Professora está orgulhosa e incentiva alunas neste desafio   Foto: Alexsander Ferraz/AT

As bailarinas

Alice conta que seu desejo pela dança começou quando ela tinha seis anos e, desde então, não “largou mais”. Sempre apaixonada por competição, ela não via graça em “apenas fazer aulas”.


Filha única, ela diz que todos ficaram orgulhosos com sua conquista. “Foi uma sensação de dever cumprido, uma emoção muito grande, até me emocionei em casa”, lembra.


Alice também destaca que ainda que não traga uma medalha, está muito feliz com a oportunidade de dançar em outro país. “A experiência vale muito e é uma oportunidade para conhecer outras pessoas”, relata a bailarina.


Nos palcos do VKIBC, ela irá apresentar uma dança chamada “Névoa de Mim”, com estilo contemporâneo. “É como se ela sempre estivesse pensativa, como se estivesse naquela coisa nebulosa”, explica a professora Sabrina.


Já a pequena Manuela, irá performar uma dança inspirada no filme “Mogli”, da Disney. Ela, que dança desde os três anos, está super animada com a nova experiência. “É uma nova oportunidade muito boa, porque a gente vai poder competir com pessoas que nunca vimos. Os jurados também não são daqui”, conta.


Com uma nova responsabilidade, resultado dos seus esforços, Manuela vive a fase com muita alegria e determinação. Seu sonho é seguir carreira como bailarina. “Eu gosto muito da dança, ela é minha vida e acho que se eu sair dela não tenho mais o que fazer”, diz, com brilho nos olhos.


Alice está ansiosa para apresentação
Alice está ansiosa para apresentação   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Apoio

As meninas serão acompanhadas pelos pais e a professora do Studio de Dança Sabrina Coelho, onde dançam. Além disso, uma outra bailarina também irá auxiliar na viagem.


Essa não é a primeira vez que um bailarino do estúdio tem a oportunidade de dançar no exterior. Outros alunos já realizaram o sonho. Apesar disso, outras vezes, grupos de dança também foram selecionados para participar de competições em outros países, entretanto, devido à falta de recursos não conseguiram ir. Por isso, atualmente, o estúdio faz eventos para arrecadar fundos.


Sabrina ressalta que a oportunidade é indescritível, e muito importante para o crescimento profissional dos alunos. “A dança exige tanta disciplina e é tão desafiadora que, com certeza, essa oportunidade abre um leque enorme para outros bailarinos se esforçarem para chegar lá também”, finaliza.


Manu irá apresentar uma dança inspirada no filme Mogli, da Disney
Manu irá apresentar uma dança inspirada no filme Mogli, da Disney   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Logo A Tribuna
Newsletter