'Baby sharks' do Aquário de Santos completam um mês de vida

Os três filhotes de tubarão-gato estão saudáveis e se alimentam três vezes ao dia

Por: Da Redação  -  23/02/20  -  17:22
'Baby sharks' nascidos no Aquário de Santos estão com 9 cm
'Baby sharks' nascidos no Aquário de Santos estão com 9 cm   Foto: Matheus Tagé

Os três filhotes de tubarão-gato que nasceram no Aquário de Santos, entre os dias 18 e 19 de janeiro, completaram um mês de vida. Monitorados 24 horas, os dois machos e uma fêmea estão saudáveis e se alimentam três vezes ao dia.


De acordo com o biólogo e coordenador do parque, Alex Ribeiro, o trio nasceu com oito centímetros de comprimento e sete gramas de peso. Dentro de um mês, aproximadamente, já estarão em condições de serem colocados para exibição ao público.


“Agora, eles estão com nove centímetros e oito gramas e, quando adultos, terão 70 centímetros de comprimento e três quilos”, afirma. Essa é a primeira vez que essa espécie nasce em cativeiro no Brasil.



Dentro de um mês, tubarões poderão ser colocados em exposição (Foto: Matheus Tagé/AT)

 “Todo o tratamento segue protocolos internacionais. Também nos orientamos por meio de uma experiência semelhante, que aconteceu no Zoológico de Colônia, na Alemanha, que obteve sucesso na reprodução desses animais”, relata o biólogo.


A espécie (Atelomycterus marmoratus), originária do Sudeste asiático, se alimenta de artemias vivas (microcrustáceos) que são colocadas no tanque para que eles se acostumem a exercitar a caça, além de pedacinhos de peixe e camarão, com menos de um centímetro, que são oferecidos com pinça, na boca de cada um dos tubarõezinhos.


Os especialistas do Aquário mantêm um diário onde relatam toda a experiência, desde o dia em que o casal adulto de tubarões-gato chegou ao parque, em agosto do ano passado, quando foi instalado em um tanque com 3 mil litros de água salgada.


Graças à boa adaptação, eles logo iniciaram a cópula e, em seguida, colocaram 14 ovos, que foram separados em um tanque-berçário, especialmente adaptado para o nascimento dos filhotes, cuja gestação levou quatro meses.


Logo A Tribuna
Newsletter