Ausência de vacina antirrábica em policlínicas preocupa moradores de Santos

Apenas três unidades de saúde da prefeitura oferecem a imunização contra a raiva

Por: De A Tribuna On-line  -  26/06/19  -  13:33
Pesquisa servirá para avaliar os serviços oferecidos pelas unidades de saúde santistas
Pesquisa servirá para avaliar os serviços oferecidos pelas unidades de saúde santistas   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

A vacina antirrábica, que deve ser aplicada em pessoas que foram mordidas por animais possivelmente infectados, não é oferecida em todas as policlínicas da Prefeitura de Santos. A situação tem indignado moradores que precisam se locomover até as três unidades do município que oferecem o serviço.


O técnico de informática Adriano Mauricio Azevedo Martins, de 32 anos, conta que foi mordido por um gato de rua ao resgatá-lo, na última sexta-feira (21). Ele relata que, a princípio, se dirigiu a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por volta das 22h30. Depois, foi informado de que deveria ir até a policlínica mais próxima.


“Mesmo que a Policlínica da Nova Cintra fosse 24h, eu não seria atendido, pois a parte de vacina estaria fechada”, conta. Assim, o técnico de informática procurou, na manhã de segunda-feira (24), por volta das 9h, a Policlínica do Rádio Clube, na Zona Noroeste de Santos. Lá, foi informado de que a única unidade que realiza a aplicação da vacina antirrábica é a da Nova Cintra.


“Perguntei o porquê, e não souberam responder, disseram que é somente lá. Antes disso, cheguei a ir a um pronto socorro particular, e não tinham a vacina também. Me orientaram a procurar a UPA”, diz o técnico, que conta não ter sido o único paciente que precisava da vacina na UPA. Ele diz que uma mãe também esperava atendimento para o filho de cinco anos, que deveria ser vacinado contra a raiva após ser mordido por um cachorro.


De acordo com a Prefeitura de Santos, avacina antirrábica não está em falta. Segundo a administração, o que ocorre é que ela é diferente das demais. Por não ser uma vacina de rotina, só é aplicada em situações especiais. A aplicação é feita em apenas três locais específicos, de segunda a sexta, nas unidades Areia Branca (9h às 16h), Gonzaga (13h às 15h) e Morro da Nova Cintra (9h às 11h).


Veja a nota na íntegra:


A Secretaria de Saúde informa que as pessoas com mordedura de animais (cão, gato etc) devem realizar a limpeza do ferimento com água corrente abundante e sabão ou outro detergente, e procurar imediatamente uma unidade de saúde para primeira avaliação e orientações.

Durante a semana (segunda a sexta, das 7h às 17h), as opções são as 31 policlínicas e, no período noturno e aos fins de semana e feriados, é preciso se dirigir a uma das quatro unidades de pronto atendimento (UPA Central, UPA Zona Noroeste, PS Zona Leste e PA Nova Cintra).


Quando for indicado pelo médico tomar a vacina antirrábica (contra a raiva) - no caso do animal não poder ser observado pelo período de 10 dias -, o paciente será encaminhado para a aplicação das doses em uma das três unidades de referência. A vacinação é feita de segunda a sexta nas unidades Areia Branca (9h às 16h), Gonzaga (13h às 15h) e Morro da Nova Cintra (9h às 11h).


Logo A Tribuna
Newsletter