Aposentado de Santos é surpreendido com dívida de 84 parcelas no cartão de crédito

O banco teria lhe notificado que a alteração de cobrança é compulsória

Por: ATribuna.com.br  -  22/04/24  -  06:35
Atualizado em 23/04/24 - 14:04
Todas as dividas do aposentado serão parceladas em 84x
Todas as dividas do aposentado serão parceladas em 84x   Foto: Divulgação/EBC

Uma alteração compulsória no formato de cobrança do cartão de crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) virou uma verdadeira dor de cabeça para um aposentado de Santos. Eduardo Arias, de 65 anos, afirma ter sido comunicado que os próximos gastos que ele realizar com a forma de pagamento serão parcelados em 84 vezes- um período de 7 anos- com juros e encargos de forma obrigatória.


Arias conta que recebeu uma notificação do banco BMG que havia uma alteração no tipo de cobrança do cartão de crédito consignado da aposentadoria dele no INSS. Entretanto, o santista não solicitou essa mudança e explica ter sido surpreendido pela notícia de que os próximos gastos seriam automaticamente parcelados em 7 anos, com o juros do consignado.


Além disso, as compras já feitas no cartão de crédito também estariam incluídas no montante a ser parcelado. “Situações em que comprei parcelado e vão vencer ainda vão ser juntadas e divididas em 84 parcelas. Eles (do banco BMG) alegam que é uma determinação do INSS. Não quero pagar juros e vou ser obrigado.”


Arias conta que ligou para a central do banco e foi informado de que esta era uma determinação e que seria colocada em prática, a não ser que ele pedisse a fatura total para quitar o valor todo de uma vez. Com indignação sobre a dívida de 7 anos que está sendo feita sem seu consentimento, o aposentado comenta se sentir desamparado. “Se eu comprar uma geladeira para pagar em 10x, vou pagar em 7 anos.”


O aposentado relata que está aguardando a primeira fatura já parcelada desta forma para decidir se cancelará o cartão. “Eu não vou ficar parcelando em 84 meses para uma compra que eu vier fazer. Não tem como. Até porque no fim vira uma bola de neve, uma compra sobre a outra. Vai ser um ciclo sem fim.”


O banco BMG informou ter entrado em contato com o cliente para esclarecer as suas dúvidas.”O consumidor é titular de um cartão de crédito consignado, formalizado em 12/03/2014. Durante o contato, o Banco explicou ao Sr. Eduardo que o parcelamento em 84 vezes é uma determinação do INSS, que ocorre apenas quando o pagamento integral da fatura não é realizado”, explicou a instituição.

AInda segundo o banco, a instituição também encaminhou o protocolo de atendimento pelo WhatsApp ao cliente, orientando-o a realizar um novo contato caso surja alguma dúvida.



Procurado pela Reportagem, o INSS também não retornou até o fechamento desta matéria para um posicionamento sobre a mudança.


Logo A Tribuna
Newsletter