Alunos do ensino fundamental recolhem lixo jogado nas praias de Santos

Iniciativa tem como objetivo conscientizar os moradores da cidade quanto aos impactos do descarte incorreto de resíduos

Por: Daniel Gois  -  16/11/20  -  15:30
Dia da Catação mobilizou cerca de 30 voluntários a recolherem lixo na Praia do Embaré
Dia da Catação mobilizou cerca de 30 voluntários a recolherem lixo na Praia do Embaré   Foto: Divulgação

A busca por praias mais limpas ganhou um reforço mirim em Santos. Alunos do 8º ano do ensino fundamental que estudam no Colégio Novo Tempo foram até a Praia do Embaré, na última semanao último dia 8, para realizar a coleta de resíduos descartados incorretamente. A iniciativa é uma das etapas de um projeto da turma, que pretende trabalhar a conscientização dos munícipes quanto aos impactos ambientais. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Intitulado como Dia da Catação, a iniciativa contou com a participação de cerca de 30 voluntários, entre alunos, pais, professores e colegas. A coleta ocorreu entre os canais 4 e 5, das 9h às 11h.  


Segundo a coordenadora do projeto, Fabiane de Almeida Silva, o montante de resíduos coletados foi suficiente para encher quatro sacolas. Entre os resíduos estavam bitucas de cigarro, canudos, pedaços de isopor, palitos de sorvete, plástico e outros tipos de lixo. 


"É uma atitude de preocupação com o meio ambiente, que não fica só na pesquisa feita na escola”, destaca Fabiane. “A ideia do projeto é conscientizar as pessoas. Para eles é importante, porque começam a notar a importância de ter ações como essa. Eles ficaram bem felizes, nem imaginavam o que teria ali. Foram após o horário de coleta da prefeitura, e mesmo assim muita coisa foi encontrada", afirma.


Iniciativa faz parte de um projeto de alunos do Colégio Novo Tempo, em Santos
Iniciativa faz parte de um projeto de alunos do Colégio Novo Tempo, em Santos   Foto: Divulgação

A coleta faz parte de um projeto de análise de microlixo, feito por alunos do 8º ano do ensino fundamental. Após o material ser analisado no laboratório da instituição de ensino, o mesmo passará por separação e, em seguida, descarte adequado. 


Em função da pandemia de Covid-19, os voluntários usaram máscaras e luvas para o recolhimento dos resíduos, além de uma camiseta do projeto. Além do Colégio Novo Tempo, a ação também teve apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos. 


O planejamento teve início em agosto deste ano, quando os alunos elaboraram uma pesquisa nas redes sociais para entender o quão preocupadas as pessoas estavam com o lixo. Com 584 respostas, os estudantes se mostraram impressionados por 54% dos que responderam a pesquisa dizerem que não sabiam do volume de lixo gerado nas praias, e 85% não participarem de movimentos para reduzir esses números.  


A professora Luara Spinola, que também participou da iniciativa, destaca o quão os alunos ficaram realizados por recolherem os resíduos. “Os alunos ficaram felizes por verificar que é possível tirar os projetos do papel, e que são pequenas ações que fazem nossa sociedade melhor”.


Alunos recolheram resíduos na Praia do Embaré em uma manhã de domingo
Alunos recolheram resíduos na Praia do Embaré em uma manhã de domingo   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter