Alunos da Fatec organizam protesto para que a faculdade não perca sede em Santos

Segundo estudantes, renovação do contrato do prédio vem sendo barrada pelo conselho gestor

Por: Nicollas Felix  -  19/04/24  -  06:47
Atualizado em 19/04/24 - 06:52
Fatec Rubens Lara, em Santos, passa por série de problemas
Fatec Rubens Lara, em Santos, passa por série de problemas   Foto: Victor Barreto/AT

Alunos da Fatec Baixada Santista (Rubens Lara), localizada na Avenida Senador Feijó, em Santos, organizaram uma manifestação pacífica nesta quinta-feira (18), em prol da renovação do contrato do prédio que a instituição utiliza, o que vem sendo barrado pelo conselho gestor imobiliário do Governo do Estado. O anúncio da manifestação foi feito através das redes sociais da Atlética Fatec Baixada Santista. O Centro Paula Souza (CPS) defende que um novo contrato está em fase de aprovação pelo Comitê Gestor do Gasto Público do Estado.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A Faculdade de Tecnologia, que possui histórico recente de reclamações por seus alunos relacionados à falta de estrutura e segurança no entorno do local, passa agora por outro problema ainda maior: o aluguel do prédio que a instituição utiliza.


De acordo com a Atlética da faculdade, na última quarta-feira (17), aconteceu uma assembleia de posse do Diretório Acadêmico Giudice Frumento. Na ocasião, a presidente teria contado que os alunos da Fatec Rubens Lara e Etec Dona Escolástica Rosa correm o risco de serem expulsos do prédio a qualquer momento.


A situação estaria acontecendo por conta do vencimento do contrato que permite que a instituição utilize o local. O pagamento estaria atrasado desde fevereiro.


A conferente de carga e descarga Ana Vitória França da Silva, que é aluna da Fatec, relatou à reportagem de A Tribuna sobre a reação que teve ao saber da especulação de despejo dos alunos. "Ficar sabendo foi um choque, principalmente pela falha na comunicação. A educação não pode falhar com os alunos, e infelizmente falharam conosco mais uma vez".


"E nós alunos estamos em risco. Onde iremos estudar? Como? É direito nosso exigir por estrutura e por respeito, e é o que buscamos com a manifestação", acrescentou.


Os alunos se reuniram em frente à faculdade para protestar de forma civilizada, mas a presença policial os desmobilizou.


Resposta

O Centro Paula Souza (CPS) informou para A Tribuna que o contrato de locação da Etec Dona Escolástica Rosa e da Fatec Baixada Santista, localizadas no mesmo campus, foi firmado em 2019 e, atualmente, um novo contrato está em fase de aprovação pelo Comitê Gestor do Gasto Público do Estado.


Além disso, a autarquia do Governo do Estado de São Paulo comunicou que os aluguéis estão pagos até o mês de março de 2024 e a empresa proprietária do edifício mantém cordiais relações com o CPS, e está ciente e de acordo com o processo de renovação em andamento.


Logo A Tribuna
Newsletter