Ações de combate a roedores na orla de Santos aumentam no verão

Prefeitura aumenta ações de combate nesta época do ano

Por: De A Tribuna On-line  -  09/01/20  -  00:07
Ações de combate a roedores na orla de Santos aumentam no verão
Ações de combate a roedores na orla de Santos aumentam no verão   Foto: Susan Hortas/ Prefeitura de Santos

Com mais pessoas na região da orla durante o verão, o descarte irregular de resíduos pode aumentar a proliferação de roedores. Por isso, o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Santos está sendo intensificado. Nesta segunda-feira (6), as ações de orientação, limpeza e desratização em pontos estratégicos se concentraram no entorno do Aquário, na Ponta da Praia.


Durante a manhã, uma equipe da Prodesan fez a limpeza manual no trecho de pedras, retirando mais de 200 kg de resíduos sólidos, como restos de alimentos, garrafas PET e madeiras.


No período da tarde, os agentes da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz) aplicaram iscas com raticida nas tocas próximas ao calçadão e alamedas do jardim. A ação contou com o apoio dos profissionais de limpeza da Terracom e continuará até sexta (10) em direção à Praia do José Menino.


Ampliação


A desratização aumentou na orla - 37% a mais em 2019 - em comparação ao ano anterior. Foram 519 ações, com o uso de 62 kg de raticida. Em 2018, ocorreram 380 ações e 55 kg foram utilizados.


Nos meses de novembro e dezembro, houve orientação a comerciantes da orla para providências em relação à limpeza. A Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) é quem realiza a força-tarefa. Agora, a equipe do IEC está reforçando as orientações, entregando e afixando material informativo.


Prevenção


Os ratos se alimentam de produtos de origem animal e vegetal, e preferem alimentos não estragados. Por isso, algumas formas de prevenção são não jogar lixo nas praias, ruas ou terrenos, dispor o lixo na rua próximo ao horário da coleta, além de vistoriar e manter quintais e garagens limpos.


Os animais transmitem diversos tipos de doenças ao ser humano, sendo as principais leptospirose, peste bubônica e Tifo Murino.


Denúncias


Moradores que identificarem o descarte irregular de lixo e de restos de comida na região da orla, bem como a proliferação de roedores, podem entrar em contato com a Ouvidoria e registrar uma ocorrência. O setor atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Paço Municipal (Praça Mauá s/nº, térreo) e pelo telefone 162, além da internet.


Logo A Tribuna
Newsletter