EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

29 de Fevereiro de 2020

Terceira unidade regional do Sest Senat é entregue em Praia Grande

Trabalhadores dos setores de transporte, dependentes e comunidade em geral podem usar o espaço para capacitação profissional e atendimentos médicos

A Baixada Santista conta desde esta sexta-feira (14) com a terceira unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) na região. O novo posto de capacitação profissional e de atendimento médico foi entregue em Praia Grande – Rua Valter José Alves, na Vila Mirim (em frente ao Terminal Tatico e próximo à prefeitura).

Trabalhadores dos setores de transporte, seus dependentes e comunidade em geral podem usar o espaço para capacitação profissional e atendimentos médicos.

Avaliada em R$ 19,2 milhões, custeada por empresas do setor, a estrutura tem capacidade para atender até 53 mil pessoas ao ano. “Além de cursos de capacitação e para quem deseja exercer a profissão, a unidade oferece atendimentos em odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia”, diz a diretora executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart.

A sede de Praia Grande é equipada com um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus. Trata-se de um equipamento dotado de tecnologia de ponta, utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica.

“Para dirigir caminhões modernos, precisa ter uma formação qualificada à altura. Estamos preparados para treinar o trabalhador no que há de mais moderno”, diz o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Francisco Costa. 

Ele afirma que a escolha do local levou em consideração o crescimento médio das cidades do Litoral Sul. “Pela proximidade do Porto, é de suma importância termos mão de obra qualificada para suprir a demanda do crescimento aguardado para o país”. 

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), destaca que a unidade servirá a uma população de 750 mil pessoas das cidades do Litoral Sul, complementando ações para a melhora na qualificação profissional do setor. “Há cinco anos, tivemos falta de profissionais. Caminhões estavam parados nos pátios por falta mão de obra”, diz. 

Serviços

Com a inauguração, passam a existir 153 unidades do Sest Senar no país. Esta é a terceira da região, que já conta com postos em São Vicente e Guarujá.

Para trabalhadores dos setores de transporte (terrestre, aeroviário e marítimo) e seus dependentes, o atendimento médico e treinamentos têm custo zero. É preciso cadastro prévio no site da entidade. Já para a comunidade em geral, os serviços são subsidiados pelas empresas do setor, sendo cobradas taxas abaixo da média do mercado.

Tudo sobre: