Saúde amplia a Central Telefônica de combate à Covid-19 em Praia Grande

Medida quase dobrou a capacidade de atendimento

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/07/20  -  22:47
Carnês do IPTU serão distribuídos em Praia Grande nas próximas semanas
Carnês do IPTU serão distribuídos em Praia Grande nas próximas semanas   Foto: Divulgação/PMPG

A Central Telefônica de combate à Covid-19 em Praia Grande praticamente dobrou a capacidade de atendimento da unidade. Agora são, ao todo, 36 estações de trabalho onde 84 profissionais de saúde se revezam em turnos para atender, orientar e monitorar a população que apresenta sintomas de síndromes respiratórias.


A Central atende qualquer pessoa que apresente sintomas gripais que discar 162 ou 3496-2281. É realizada toda uma investigação e a partir disso, o paciente é orientado.


O atendimento é realizado por profissionais altamente capacitados, como, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, odontólogos, educadores físicos, entre outros profissionais da Residência Médica e Multiprofissional do Município que atuam esclarecendo dúvidas, orientando, encaminhando para Unidades de Saúde da Família ou prontos-socorros, quando necessário e monitorando os casos sintomáticos.


As novas estações terão uma função especifica. "Os novos postos já estão em funcionamento e foram direcionados para o monitoramento diário realizado pela equipe, isso vai tornar o serviço ainda mais eficiente e aumentar a capacidade de atendimento como um todo", explica o coordenador da Central, José Isaías Costa Lima.


São monitorados todos os pacientes com sintomas de síndromes gripais e também aqueles que já são confirmados com Covid-19. As ligações são realizadas a cada 24 ou 48 horas dependendo dos sintomas do paciente, durante, no mínimo,14 dias, período médio de duração da infecção."As ligações são realizadas dia sim, dia não, independentemente


se é caso confirmado de Covid-19 ou caso suspeito. Naqueles casos com sintomas um pouco mais fortes, as ligações são feitas a cada 24 horas", explica o coordenador.


Os monitorados seguem recebendo ligações até que estejam totalmente curados. Após cada ligação, os profissionais alimentam um sistema informatizado com todos os dados do paciente. São colocadas as queixas, evoluções diárias, medicação administrada e orientações passadas todos os dias.


"Tudo fica ali registrado. Desta forma, no dia seguinte, o profissional que for fazer a ligação sabe exatamente qual a situação atual daquele paciente. É um trabalho minucioso e exige muita dedicação de todos os profissionais envolvidos", destaca.


Lima comenta ainda que o trabalho de monitoramento é realizado em conjunto com as Unidades de Saúde da Família (Usafas) que também ligam e monitoram as condições dos pacientes que estão em isolamento domiciliar."As Usafas também realizam ligações, monitoram os sintomas e orientam os pacientes. Somos uma grande equipe que enfrenta dia após dia essa pandemia".


Logo A Tribuna
Newsletter