Primeiro hospital de campanha de Praia Grande deve ser liberado nesta quinta-feira

Local foi montado no Ginásio Falcão, no bairro Mirim. São, ao todo, 100 leitos, dos quais 20 estarão disponíveis inicialmente

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/05/20  -  17:00
Hospital de Campanha Falcão já está equipado com 100 leitos
Hospital de Campanha Falcão já está equipado com 100 leitos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O primeiro dos dois hospitais de campanha que Praia Grande montou para o combate ao novo coronavírus deve ser liberado para funcionamento já nesta semana, na quinta-feira (7). O local fica dentro do Ginásio Falcão, no bairro Mirim.


Segundo o secretário de Saúde do município, Cleber Suckow Nogueira, o hospital dispõe de, ao todo, 100 leitos. No entanto, inicialmente, na primeira etapa de operação, apenas 20 leitos estarão funcionando, com 50 funcionários trabalhando. Conforme a demanda de pacientes, o número de leitos aumentará.


O hospital já está todo equipado com camas elétricas, monitores cardíacos, oxímetros, aparelho de raio-x e todos demais os equipamentos necessários, conforme conta Nogueira.


Na quarta-feira (6), médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, profissionais de limpeza e administrativo convocados serão treinados no local para dar início aos atendimentos.

"Durante o treinamento serão passadas diversas informações, como protocolos e fluxos estabelecidos para a Covid-19, uso adequado de EPI, e todas as diretrizes para hospital de campanha recomendadas pela Anvisa e órgãos do Ministério da Saúde", esclarece o secretário.

Não é garantido, porém, que as atividades começarão de fato na quinta-feira, após o treinamento dos primeiros funcionários, como explica o titular da Secretaria de Saúde de Praia Grande.


"É importante ressaltar que o local entrará em funcionamento a partir do momento que a equipe da Central de Regulação de Leitos Hospitalares do Munícipio enxergar a necessidade de encaminhar pacientes ao hospital de campanha", comenta o secretário.


Além disso, ele reforça que mesmo após a abertura do Hospital de Campanha Falcão, a população de Praia Grande deve continuar procurando atendimentos na UPA Samambaia, no PS Quietude e na Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce (PS Central). Isso porque os hospitais de campanha vão operar no modelo "porta fechada", com apenas casos moderados da Covid-19 encaminhados.


Além do hospital de campanha do Ginásio Falcão, foi montado um outro no Ginásio Rodrigão, no bairro Tupi. De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, ambos já estão prontos para dar início ao funcionamento.


Logo A Tribuna
Newsletter