Praia Grande registra diminuição de 470 toneladas de lixo em praia durante março; VÍDEO

Fechamento da orla da praia durante a fase emergencial impactou na diminuição do acumulo de detritos no local

Por: Thiago D'Almeida  -  06/04/21  -  18:10

Praia Grande mantém a limpeza da faixa de areia e calçadão mesmo durante o período de ‘fechamento’ dos dois equipamentos públicos e registrou uma diminuição de lixo acumulado nos locais durante o mês de março. A equipe de ATribuna.com.br entrou em contato com o diretor do Departamento de Controle e Manutenção de Vias Urbanas da cidade e teve acesso aos números do mês de fevereiro, quando os locais ainda estavam liberados, e março, quando as restrições foram iniciadas. Confira a videorreportagem acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo números enviados pela Prefeitura da cidade, o mês de fevereiro registrou cerca de 808 toneladas de lixo retiradas da praia. Por sua vez, com as restrições, o número caiu, e foram registradas ‘apenas’ 338 toneladas recolhidas do espaço público durante o último mês, portanto, uma diminuição de 470 toneladas. Vale lembrar que a orla da praia da cidade está fechada desde o último dia 20, quando a Prefeitura aumentou as restrições na tentativa de diminuir o número de casos de coronavírus.


O diretor do Departamento de Controle e Manutenção de Vias Urbanas da cidade, Rafael Henrique Rodrigues, explicou o funcionamento da limpeza dos locais públicos mesmo durante o período.


“Reduzimos o número de funcionários que executam essa limpeza diariamente. Apesar da sujeira e lixo continuarem sendo depositados, uma vez que muitas pessoas atravessam essa faixa de isolamento para deixarem o lixo tanto nos ‘depositores’ que temos na faixa de areia quanto nas lixeiras do calçadão”, conta. “Temos que continuar a execução da limpeza”.


Rodrigues também disse que a cidade conta com cerca de 150 ‘caçambas’ de lixo espalhadas pela praia, mas as mesmas serão temporariamente retiradas dos locais.


“Vamos retirá-las para evitar que a população atravesse a faixa de isolamento e venha depositar o lixo”, diz. “Na segunda-feira (15), retiramos 90 toneladas de lixo da faixa de areia. Uma semana depois, esse número caiu para 17 toneladas. Vamos retirar as caçambas na tentativa de ‘zerar’ esse número de detritos que são depositados”.


Rodrigues disse que cerca de 150 ‘caçambas’ de lixo serão temporariamente retiradas dos locais
Rodrigues disse que cerca de 150 ‘caçambas’ de lixo serão temporariamente retiradas dos locais   Foto: Thiago D'Almeida/AT

A equipe de ATribuna.com.brconversou com moradores da cidade a respeito do que pensam sobre a limpeza da faixa de areia e calçadão.


Em entrevista com Silvio Borges, que é corretor de imóveis, elogios e reclamações foram registrados. “Com essa pandemia, nem podemos ir até o calçadão, então não temos muito conhecimento do que está acontecendo lá. Vemos pessoas limpando, não podemos falar que não, o trabalho continua, estão fazendo o que precisam fazer”, opina. Perguntado sobre o período ‘pré-pandemia’, comentou sobre a falta de higiene nos banheiros químicos colocados na orla: “Vou ser honesto, não tem banheiro para as pessoas fazerem as suas necessidades. Colocaram alguns, mas são sujos, quando passeava com meu cachorro por ali, sentia o cheiro”.


Por fim, o médico Enoc da Silva considerou a limpeza dos locais durante o atual período como “normal”: “Sempre via o pessoal limpando a areia. Agora, não, pois estou mais dentro de casa, mas antes, durante a noite, se olhasse, conseguia ver [os funcionários trabalhando]”.


A orla da praia da cidade está fechada desde o último dia 20
A orla da praia da cidade está fechada desde o último dia 20   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Logo A Tribuna
Newsletter