Praia Grande estuda retorno às atividades esportivas presenciais

Prefeitura elabora protocolo. Pré-manual acompanha orientações da área da saúde

Por: Por ATribuna.com.br  -  21/07/20  -  13:01
O documento levará em conta o atual cenário vivido pela sociedade em relação à pandemia de Covid-19
O documento levará em conta o atual cenário vivido pela sociedade em relação à pandemia de Covid-19   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Secretaria de Esporte e Lazer de Praia Grande estuda o retorno das atividades presenciais nos polos de iniciação (Programa SuperEscola), treinamento e desenvolvimento competitivo da cidade.


A pasta elabora pré-manual de protocolo, que visa estabelecer deveres de alunos, atletas, técnicos, profissionais em geral e do poder público para retomada de aulas e treinos coletivos. O documento levará em conta o atual cenário vivido pela sociedade em relação à pandemia de Covid-19.


“Ainda não temos uma data estabelecida para a volta das atividades presenciais, mas já trabalhamos no desenvolvimento deste pré-manual”, disse o secretário José Carlos de Souza. “No SuperEscola, que é relativo as turmas de iniciação, a tendência é que sigamos o calendário da Secretaria de Educação local. Assim, quando retornarem as aulas escolares, também retornam as nossas. Na área competitiva, aguardamos os direcionamentos das respectivas Federações e Confederações de cada modalidade. Acompanhamos as determinações das autoridades da área da saúde, tanto federal, quanto estadual e municipal. A partir daí, determinaremos com precisão nossas ações. A prioridade é o bem-estar e a saúde de todos aqueles que praticam atividade física por meio do poder público de Praia Grande”.


Antes da suspensão das atividades presenciais, em 17 de março, mais de cinco mil pessoas integravam as turmas municipais de iniciação e competição em 31 modalidades esportivas e também, atividade de lazer realizada por meio do Programa Praia Acessível.


O estudo, a elaboração e organização do pré-manual de protocolo de retorno às atividades esportivas presenciais está a cargo dos Departamentos Sócio-Educativo (SuperEscola – turmas de iniciação) e Esportivo (equipes de competição) da secretaria. O diretor do Departamento Esportivo da pasta, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão, destaca a importância do documento.


“Já estamos há mais de 30 dias realizando cursos, seminários virtuais, buscando protocolos já estabelecidos por federações e confederações nacionais e internacionais, da área do esporte, da saúde, do jurídico e afins. Este pré-manual é extremamente importante porque vai estabelecer as necessidades, os parâmetros, as diretrizes gerais e específicas do esporte com relação ao período pós-isolamento social; vai nos dar um caminho para retonar saudável e responsavelmente com as atividades de ginásios, pista, piscina, entre outros. Não podemos e não vamos nos basear em opiniões, mas sim em conceitos científicos e legais”, assegurou Camarão.


Entre outros itens, o pré-manual sugere três fases para o retorno das atividades presenciais esportivas de Praia Grande: treinamento sem contato físico entre os alunos, atletas e professores (1), com contato limitado (2) e sem restrições (3).


O documento destaca a necessidade de exames médicos, uso de máscara facial, medição de temperatura, higienização das mãos e calçados, utilização de toalhas individuais, limpeza regular dos locais de treino (após o término de cada atividade), distância mínima entre os desportistas, entre outros.


Logo A Tribuna
Newsletter