Praia Grande descarta retorno de aulas presenciais para 2020

Decisão levou em conta resultado de uma pesquisa com 22 mil pais, que apontou preferência pela sequência das aulas online

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/08/20  -  21:12
Rede municipal de Praia Grande conta com mais de 55 mil alunos matriculados
Rede municipal de Praia Grande conta com mais de 55 mil alunos matriculados   Foto: Divulgação/Felipe França

Dona da maior rede municipal de ensino do litoral paulista, Praia Grande definiu que as aulas presenciais nas 77 escolas púbicas locais não serão retomadas em 2020. A sequência do atual ano letivo será feita com conteúdo online por meio de uma plataforma desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). 


A definição foi tomada na noite de sexta-feira (21), após o Estado repassar às prefeituras o poder de decisão sobre o retorno das aulas presenciais nas redes municipal e privada de ensino. 


Segundo o prefeito Alberto Mourão (PSDB), um decreto municipal será publicado nos próximos dias regulamentando a medida, que tem como objetivo evitar o contágio e proliferação de novos casos da Covid-19 em solo praia-grandense.  


Segundo ele, uma pesquisa com cerca de 22 mil pais ou responsáveis foi usada como critério para abalizar a decisão. Este número de pesquisados se traduz em pouco mais de 40 mil alunos. Desta forma, cerca de 80% do total das famílias dos estudantes foi pesquisada. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 55 mil estudantes matriculados.  


A pesquisa apontou que os pais e responsáveis não se sentem seguros quanto ao retorno das aulas presenciais. Dos pesquisados, ampla maioria, 84,33%, são contra o retorno dos alunos as salas de aula neste ano. 


Outra pergunta respondida que constava no questionário e que chamou a atenção da Seduc foi “se o retorno às aulas presenciais for opcional para os pais, e houver a garantia de recuperação do conteúdo escolar de 2020 no ano letivo de 2021, você manteria seu filho (a) em casa?”. Um total de 85,27% respondeu sim, contra apenas 14,73% que optaram pelo não.  


Todos os professores que atuam nas escolas da rede municipal de ensino de Praia Grande também participaram da pesquisa. Dos mais de 1.500 docentes, 92% também optaram em dar sequências as atividades online com os estudantes e iniciar as aulas presenciais apenas no ano de 2021.  


A Seduc desenvolve planejamento referente a possíveis atividades que deverão ser colocadas em prática no próximo ano letivo, como reforço do conteúdo do ano letivo de 2020 no início das aulas em 2021, para que não ocorra prejuízo aos estudantes por conta do cancelamento das aulas presenciais devido a pandemia.  


Rede privada  


A Prefeitura de Praia Grande informa ainda que as unidades sediadas na Cidade que compõe a rede particular de ensino atenderão as diretrizes da Diretoria Regional de Ensino de São Vicente, órgão do Governo do Estado. De acordo com o Plano SP, as aulas presenciais estão previstas para retornarem no início de outubro.  


Casos isso se confirme, a Cidade estipulará protocolos de biossegurança que deverão ser seguidos visando preservar a saúde dos alunos, pais, professores e demais profissionais dessas escolas particulares. As medidas serão embasadas em dados debatidos pelo Comitê Técnico Científico praia-grandense que trata da Covid-19. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter