Homem chama GCM de Praia Grande para ‘pancadaria’ após ser abordado sem máscara; VÍDEO

Indivíduo, que se diz ambulante, foi autuado por autoridades por descumprir ordem do uso da proteção facial no calçadão da orla

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/04/21  -  14:47

Sem máscara, um homem foi autuado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande e causou um escândalo na Avenida Castelo Branco, no bairro Caiçara, no último sábado (10). A equipe de ATribuna.com.br teve acesso ao vídeo gravado pelo próprio indivíduo, que afirmou ser um vendedor ambulante e lidar com problemas financeiros por conta do fechamento temporário da praia. No meio da situação, ele se exaltou e desrespeitou as autoridades, convidando-as para uma ‘pancadaria’ no meio da rua. Confira o vídeo acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No vídeo, é possível ver que o homem estava cercado por membros da GCM, que solicitaram que se acalmasse. Durante a abordagem, um dos agentes relata que o indivíduo estava colocando a saúde pública em risco, uma vez que encontrava-se sem máscara de proteção contra a Covid-19. Na sequência, ele debocha ao afirmar que “não cumpre decreto”.


“Já estou com cinco meses de aluguel atrasado. Me prende, cara! Você vai ter que me prender, tudo está sendo filmado. Me dá um ‘mata-leão’ logo, irmão”, diz. “Se vai ter que me prender, me prenda, mas eu não fiz nada, estou apenas ao lado da minha casa”.


Homem se descontrola, zomba de decreto e 'convida' GCM de Praia Grande para 'pancadaria'
Homem se descontrola, zomba de decreto e 'convida' GCM de Praia Grande para 'pancadaria'   Foto: Reprodução/Boca no Trombone PG

Em seguida, um dos guardas pede que o homem coloque as mãos sobre a cabeça e diz: “Estou dando uma ordem legal”. Na sequência do ‘bate-boca’, ele arranca a camisa, mostra que não está armado e, ainda sem máscara, segue com as mãos no celular.


“Cadê a Constituição Federal? Meu direito de ir e vir, cadê? Esse é o Brasil, p***a? Aqui é Brasil, c*****o! Me prende, p***a! Sou um cidadão, estou sendo despejado agora, com cinco contas de luz, não tenho o que comer em casa. Eu trabalho nesta praia há 17 anos. E ai, meu irmão, você vai me prender? Não vou colocar a mão na cabeça! Me prende”, diz o homem durante o escândalo.


Em determinado momento, ele fala com pessoas que caminhavam pela calçada, do outro lado da rua, e pede para que liguem para a Polícia Militar: “Liga aí, mestre, 190, eu quero ser preso pela Polícia Militar”.


“Vou processar todo mundo, isso é ilegal. Eu não fiz nada. Não sou bandido, não tenho nada”, diz. O guarda, que também gravava a situação, explicou a situação com calma: “Você está descumprindo uma ordem. Primeiro, o senhor está colocando em risco a saúde pública. O senhor está sem máscara”. A resposta do homem é direta e em tom elevado. “Não existe lei! Decreto não é lei e eu não cumpro decreto, só a Constituição Federal”.


Com os ânimos ainda mais exaltados, o homem sem máscara dispara: “Vocês estão preparados para começar a pancadaria? Estão preparados mesmo?”. Enquanto grita, ‘convidando’ os guardas para uma briga, parece bater com o punho no peito.


O homem diz que tem dois primos na Polícia Militar e continua gritando para que a organização apareça.


Homem sem máscara grita com membros da GCM no bairro Caiçara, em Praia Grande
Homem sem máscara grita com membros da GCM no bairro Caiçara, em Praia Grande   Foto: Reprodução/Boca no Trombone PG

“Cadê a Constituição Federal? Olha aí, presidente! Cadê a Constituição Federal, p***a?!”, berra. “Já era. Eu só saio daqui algemado e vou me arrebentar neste chão, e vai todo mundo junto comigo”.


No fim do vídeo, diz para um guarda “meter a pancada”, e recebe como resposta: “Ninguém quer bater, amigo”. Na tréplica, afirma: “Você é grandão, quero três de você aqui e agora para ‘sair na mão’ comigo”.


A equipe de ATribuna.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Praia Grande para apurar o caso. Confira, na íntegra, a nota oficial enviada:


A Prefeitura de Praia Grande informa que uma equipe da Guarda Civil realizava o patrulhamento preventivo na Avenida Presidente Castelo Branco, Bairro Caiçara, com a finalidade do cumprimento dos decretos vigentes e visualizou um indivíduo descumprindo ordem pública ultrapassando a barreira de contenção sinalizada por fita zebrada e sem máscara. As ações irregulares descumprem o decreto municipal número 7816/2021, decreto estadual 65.563/2021.


Ao notar a presença da viatura GCM, o indivíduo repentinamente colocou a mão na cintura por baixo da camisa manuseando um instrumento. Diante dessa atitude suspeita, de imediato fora dada voz de parada ao indivíduo, que ao ouvir a ordem desceu de sua bicicleta e reagiu de forma agressiva.


Os guardas solicitaram ao indivíduo sua saída do calçadão, já que, atualmente, está proibido a utilização do espaço. O mesmo seguiu com uma atitude truculenta e autoritária e se negou a deixar o local. Os GCMs seguiram em diversas vezes utilizando o diálogo como alternativa para resolver o caso. Sem sucesso, já que o indivíduo seguia com xingamentos e tentando incitar a população que acompanhou toda cena.


Válido destacar que por conta da postura totalmente descontrolada do indivíduo, uma viatura da Polícia Militar também chegou ao local para atuar na ocorrência. Ainda alterado, o mesmo passou a declarar que só seria conduzido a delegacia de polícia judiciária se fosse na viatura da Polícia Militar.


Na 1° Delegacia de Polícia foram apresentados vídeos da ocorrência gravados pelos GCMs a autoridade de plantão, o delegado Alexandre Correa Comin. Foi lavrado o termo circunstanciado 900095/2021 de desobediência (artigo 330 do código penal), resistência (artigo 329) e desacato (artigo 331).


Na documentação judiciária também ficou especificado o descumprimento do decreto municipal por não usar ou usar incorretamente a máscara facial.


Após todos os procedimentos administrativos e judiciário, o indivíduo foi orientado e liberado pela autoridade de plantão para responder posteriormente.


A Prefeitura de Praia Grande lamenta a postura inadequada do cidadão. A Administração Municipal solicita ainda o apoio da população no cumprimento das medidas voltadas ao combate da pandemia da covid-19, com destaque para utilização de máscara, álcool em gel e o reforço para se evitar aglomerações.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter