Guarda Ambiental de PG flagra dupla extraindo orquídeas

Acusados estavam em área de conservação ambiental, com facões e caixas para transportar as plantas. Foram levados à delegacia, e respondem por crime ambiental

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/11/20  -  03:00
Material foi apreendido e plantas retornaram ao local de origem
Material foi apreendido e plantas retornaram ao local de origem   Foto: Divulgação/Prefeitura de PG

Dois homens estavam extraindo orquídeas de uma área de convervação ambiental, que fica no Parque Estadual Serra do Mar - Unidade Itutinga Pilões, em Praia Grande, no último sábado (14) quando foram flagrados pela Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra a Guarda civil Municipal (GCM). Com eles, havia facões e caixas para transportar as plantas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, uma equipe do grupamento estava em vistoria pela trilha que dá acesso ao parque quando viu os dois homens com roupas adaptadas para extrativismo, facões corta-mato presos à cintura e as caixas contendo as plantas.


Nas caixas, havia 23 unidades da orquídea da espécie Rodriguezia Venusta, acondicionadas em sacos plásticos, evidenciando a extração irregular. "Trata-se de uma espécie nativa e comum na Mata Atlântica, mas é explorada por ser de uso ornamental. Toda extração vegetal demanda de autorização específica", explicou Marques.


Diante da situação, a dupla foi levada para a Delegacia Sede da cidade,  e o material apreendido. Eles foram enquadrados no artigo 50 da Lei de Crimes Ambientais, e foi também aplicada uma multa no valor de R$ 13.800,00, respondendo em liberdade. As orquídeas já foram devolvidas ao habitat natural, no Parque Estadual Serra do Mar.


Logo A Tribuna
Newsletter