Docente de Praia Grande conquista o Prêmio Professor Transformador 2020

Raquel Zandonadi faturou o primeiro lugar com projeto Fanfiqueiros de Papel

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/07/20  -  12:56
Docente de Praia Grande conquistou prêmio na categoria Ensino Fundamental II
Docente de Praia Grande conquistou prêmio na categoria Ensino Fundamental II   Foto: Reprodução/Facebook

A assistente técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Praia Grande, Raquel Santos Zandonadi, garantiu o primeiro lugar no Prêmio Professor Transformador 2020. O anúncio ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (15), durante live realizada pelos organizadores do evento. 


A docente da rede de ensino praia-grandense conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II, com o projeto Fanfiqueiros de Papel. A iniciativa foi desenvolvida com alunos da EM Sebastião Tavares de Oliveira, Bairro Quietude.  


Raquel, que atualmente está na função de assistente técnico pedagógico (ATP), chegou à final concorrendo contra outros dois projetos. Um deles do Maranhão, com a temática “Sarilho: a história vira cena, voltado à área das ciências humanas”, desenvolvido pela docente Francilda Fonseca Machado. O outro, produzido pela professora do Rio de Janeiro, Mytse Andrea Sales de Meio Nogueira, abordou Operação Carne Forte: estudos dos nutrientes a partir da carne, voltado à área das ciências da natureza.  


A representante praia-grandense ficou em destaque logo na primeira edição do Prêmio Professor Transformador 2020. Ao todo, mais de 1.200 projetos dos diversos cantos do País concorreram ao prêmio em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio. As iniciativas passaram por diferentes etapas de seleção, que ocorreram ao longo de um ano.  


O Prêmio Professor Transformador 2020 é uma iniciativa da Base2edu, da Bett  Educar e do Instituto Significare. O concurso tem como objetivo destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvidos por professores da Educação Básica em todo o país.  


Docente ficou em primeiro lugar com projeto de estímulo à leitura
Docente ficou em primeiro lugar com projeto de estímulo à leitura   Foto: Arquivo Pessoal

O projeto  


Para despertar nos alunos o interesse pela prática da leitura e escrita, a professora Raquel desenvolveu o projeto Fanfiqueiros de Papel. Com a iniciativa, a docente propôs aos estudantes escolherem uma série que todos gostavam, sendo que, a produção La Casa de Papel foi a mais votada. A partir daí,  os jovens realizaram uma análise profunda da série.  


Com o conteúdo em mãos, foi a vez dos estudantes escreverem fanfictons (um gênero literário digital) a partir da interpretação que tiveram sobre a produção espanhola. Para isso, a professora usou como ferramenta uma plataforma de fanfic, a Spirit Fanfiction, onde os jovens puderam produzir seus textos. Por fim, os jovens trocaram entre si a experiência de participar do projeto e, como resultado final, prepararam uma Fanzine (revista feita por e para fãs).  


Mais prêmios 


Essa não foi a primeira vez que Raquel conquistou a primeira posição em concurso nacional na área da educação. Em 2018, a professora de língua portuguesa conquistou o 1º lugar na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, com o projeto “Minhas Memórias - O Embate de Vozes na Construção da Identidade de Alunos-Sujeitos”. Esta competição cultural tem organização do Ministério da Educação. 


Logo A Tribuna
Newsletter