Comissão de Praia Grande se reúne para definir segmentos que podem reabrir na fase amarela

Encontro acontece na manhã desta segunda-feira (13), de forma escalonada, para apresentar as diretrizes de reativação de setores

Por: Por ATribuna.com.br  -  12/07/20  -  22:32
Protocolos vão definir as atividades que podem reabrir em Praia Grande
Protocolos vão definir as atividades que podem reabrir em Praia Grande   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Representantes do poder público e segmentos econômicos de Praia Grande se reúnem, a partir das 9 horas desta segunda-feira (13), para definir a estratégia de reabertura de setores permitidos com o avanço da Baixada Santista à fase amarela, no Plano SP. O encontro da Comissão de Avaliação de Protocolos de Funcionamento do RetomarPG (Programa de Retorno Responsável da Atividade Econômica de Praia Grande) acontece no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50, Mirim). 


A expectativa é que sejam definidos e apresentados os  protocolos locais para a reativação dos segmentos de salão de beleza e estética, bares e restaurantes, academias e atividades culturais. Esses setores podem funcionar a partir de segunda-feira (13), quando passa a valer a atual classificação regional no plano de retomada econômica desenvolvido pelo governo do Estado. A mudança de patamar foi anunciada na sexta-feira (10), pelo governador João Doria (PSDB).


Segundo a prefeitura, o encontro acontecerá de forma escalonada com o intuito de evitar aglomerações. A Comissão é composta pelo secretário municipal de Saúde, Cleber Suckow, por representantes do Departamento de Vigilância Sanitária, pelo Comitê Técnico e Científico da secretaria Municipal de Saúde Pública, pelo  procurador do Município, por membros das Secretarias de Planejamento e de Assuntos Institucionais e também pela Associação Comercial e Empresarial da Cidade.  


“Essa reunião é importante para que possamos orientar e tirar dúvidas sobre a retomada dessas atividades, inclusive para que possamos manter o combate ao  coronavírus de forma responsável. Possuímos atualmente no município mais de 90% nos índices de alta e a quantidade de internações controladas. O objetivo é preservar empregos e vidas", explica Cleber Suckow. 


Segundo ele, os protocolos sanitários que serão apresentados durante os encontros estão definidos conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e ANVISA. 


Conforme o ingresso regional à fase amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado, estão autorizados a abrir os salões de beleza e estética, academias, bares, restaurantes e similares. Para isso, contudo, devem ser cumprindo protocolos de higiene, o uso obrigatório de máscaras, bem como demais orientações de horário reduzido, máximo de 6h diárias, e capacidade também reduzida, sendo de 40% para salões de beleza e restaurantes, e de 30% para academias. 


Cronograma de reuniões: 


9h - Segmento Salão de Beleza e Estética 


10h - Segmento de Academias 


11h - Segmento de Bares, restaurantes e similares, e também atividades 


culturais (que poderão retornar se a Região mantiver na fase amarela até o 


dia 28 de julho). 


Logo A Tribuna
Newsletter