Canil da Guarda Civil Municipal de Praia Grande aposenta cão Kratos

Animal, um pastor belga de malinois, trabalhou por sete anos na corporação

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/07/20  -  19:22
Kratos será adotado por um bombeiro e levado para Mongaguá
Kratos será adotado por um bombeiro e levado para Mongaguá   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande anunciou a aposentadoria do cão Kratos. O animal, da raça pastor belga de malinois, trabalhou por sete anos na corporação.


A despedida de Kratos deve acontecer nos próximos dias, quando deverá também ser assinado o termo de doação pelos responsáveis pelo canil e seu novo tutor, o bombeiro civil Marcio Giovani Conzatti de Oliveira, que levará o cão para Mongaguá, onde mora com a mãe e com a tia, de 80 anos, diagnosticada com a Doença de Alzheimer.


"O Kratos vai fazer companhia para minha tia, que sempre gostou muito de cachorros. Acreditamos que ele fará muito bem a ela", comentou o bombeiro.


O cão foi treinado para o trabalho de faro e tem um temperamento bastante dócil e tranquilo. Atuou em várias ocorrências ao longo de sua carreira, incluindo a localização de substâncias entorpecentes. Segundo a corporação, era também um dos cães mais requisitados nas ações sociais do grupamento, como visitas aos idosos do Lar São Francisco de Assis, ao Hospital Irmã Dulce e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outras instituições.


Segundo Flávio Alves da Silva, o guarda civil que conduziu Kratos durante todos esses anos na corporação, a legislação que institui o Canil da GCM (decreto 4268/07) permite que o animal seja doado a particulares caso não seja possível ser mantido com seu antigo condutor ou integrantes do grupamento ou mesmo da corporação, ou ainda instituições e organizações do Estado.


A legislação determina também que os cães sejam aposentados ao completarem 8 anos serviço efetivo prestado à Guarda Civil Municipal ou compulsoriamente ao atingirem o limite de idade de 10 anos.


Emocionado, Flávio contou que o sentimento por Kratos é de gratidão, afinal, o cão chegou ao canil ainda filhote e foi um excelente companheiro de trabalho e um amigo fiel durante todos esses anos.


"Foram muitas ações, muitas ocorrências, muito entrosamento nesse tempo todo. Mas fico feliz que ele poderá fazer companhia a alguém que precisa e sei que fará isso muito bem".


Logo A Tribuna
Newsletter