'Não faltará água no carnaval', garante novo superintendente da Sabesp na Baixada Santista

Jornalista, professor universitário e especialista em políticas públicas Raul Christiano assumiu o posto nesta sexta-feira (17)

Por: Ronaldo Abreu Vaio  -  17/01/20  -  19:57
Atualizado em 17/01/20 - 20:00
Christiano afirmou que abastecimento de água na região durante o carnaval não será prejudicado
Christiano afirmou que abastecimento de água na região durante o carnaval não será prejudicado   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Sabesp tem um novo superintendente na Baixada Santista. O jornalista, professor universitário e especialista em políticas públicas Raul Christiano assume o posto em substituição a Sérgio Beckerman. E ele garante: não faltará água no carnaval, na região.


Segundo ele, medidas pontuais estão sendo tomadas para garantir o fornecimento na folia, especialmente em Guarujá e Bertioga, que receberão estações de tratamento de água móveis no período. “Historicamente, não falta água no carnaval. E a equipe técnica [da Sabesp] informa que não haverá [falta no carnaval]”.


Sobre o novo desafio, Christiano se diz motivado. “Vou exercer o papel aglutinador de toda a equipe Sabesp na região – composta por aproximadamente mil funcionários”.


O próprio governador João Doria (PSDB) traçou uma diretriz de atuação ao novo superintendente. A maior proximidade com os municípios, bem como facilitar o seu acesso à companhia, é uma delas. “O atendimento às demandas municipais, norteadas pelos contratos de programa firmados com os nove municípios da Baixada Santista”, explica.


Outro papel é acompanhar e coordenar os investimentos da empresa na região, também previstos nesses contratos de serviço com as cidades. Um olhar mais acurado sobre sustentabilidade e transparência nos processos e atendimento também fazem parte da pauta de Christiano à frente da Sabesp.


Falta de água crônica na região


Se no carnaval a empresa garante que nenhuma torneira da Baixada vai secar, na passagem de ano, algumas cidades sofreram, de novo, com desabastecimento. Ao que Christiano justifica com o intenso consumo, em vista da quantidade extra de pessoas e do calor.


“Com o agravante de que o último fim de ano – com feriados de Natal e Ano Novo no meio da semana – se estimou a presença de 4,8 milhões de pessoas na Baixada, que normalmente tem 1,8 milhão [de habitantes], segundo o IBGE”.


Christiano cita as obras de ampliação da Estação de Tratamento Mambu (ETA), em Itanhaém, cuja vazão de produção de água subirá de 1,6 mil litros por segundo para 3,2 mil, como uma das medidas que virão a atenuar esse quadro no verão.


Além disso, cita a construção até o fim do ano de quatro reservatórios, cada um com capacidade de 10 mil metros cúbicos, em Itanhaém, para atender todo o Litoral Sul e a Área Continental de São Vicente.


Raul Christiano tomou posse em novo cargo na Sabesp nesta sexta-feira
Raul Christiano tomou posse em novo cargo na Sabesp nesta sexta-feira   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter