Movimento pró-região será lançado nesta terça-feira em Santos

Batizado de Baixada Viva, ele terá as bases apresentadas no Sesc

Por: Da Redação  -  19/08/19  -  16:27
Porto de Santos disponibiliza novas vagas de emprego
Porto de Santos disponibiliza novas vagas de emprego   Foto: Carlos Nogueira/AT

Um movimento que se propõe suprapartidário, envolvendo vários segmentos da sociedade e de caráter metropolitano. Batizado de Baixada Viva, ele será oficialmente lançado nesta terça-feira (20), às 19 horas, no Teatro do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).


A iniciativa partiu, segundo A Tribuna apurou, de discussões no Fórum da Cidadania, organização não governamental que tem fomentado, nos últimos anos, maior participação da sociedade nos destinos e nas políticas públicas da região.


Do Fórum da Cidadania, o Baixada Viva, ainda incipiente, ganhou corpo e a adesão de políticos e ex-políticos de diversos partidos, sindicatos de trabalhadores e patronais, lideranças empresariais e ao menos 19 das 26 instituições de ensino locais.


Segundo a carta de intenções que será apresentada amanhã no Sesc, o objetivo do movimento é promover o desenvolvimento econômico da Baixada Santista, capaz de desencadear inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população.


"A Baixada Santista perdeu protagonismo nas últimas décadas. Houve uma redução dos pilares que sustentavam a economia local, com perda de postos de trabalho. Reverter esse quadro é fundamental para garantir qualidade de vida, mas não é o que se tem visto”, diz um dos organizadores, que prefere se manter anônimo. “Um dos pilares para isso dar certo é que não haja vaidades ou interesses pessoais. Ninguém é mais do que ninguém”, justifica.


Entre os vetores identificados em alguns encontros que já foram realizados pelo grupo estão Turismo, Logística e Transporte (Porto/aeroportos), Polo Petroquímico e Siderurgia, Construção Civil e Economia Criativa.


As ações envolverão a revisão de projetos já desenvolvidos. As universidades terão o papel de realizar um diagnóstico estratégico da região e a apresentação de uma proposta de ação com foco em geração de empregos nas nove cidades da Baixada Santista. Esse diagnóstico deve ser concluído no prazo de até três meses.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter