Volume de chuvas em Peruíbe já supera previsão para o ano todo

Dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); prefeitura diz que índices atingidos jamais foram observados no município

Por: De A Tribuna On-line  -  06/06/19  -  00:06
Equipes continuam a quebrar as pedras que deslizaram da Serra, levando terra e árvores
Equipes continuam a quebrar as pedras que deslizaram da Serra, levando terra e árvores   Foto: Divulgação/PMP

O volume de chuvas em Peruíbe nos cinco primeiros meses superou a previsão para todo o ano na cidade. Segundo apurado no Posto de Coleta de dados do Jardim Veneza, operado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o índice pluviométrico atingiu 2.423 milímetros.


Conforme dados históricos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a média pluviométrica anual no município, desde 1963, é de 1.969 milímetros. A Prefeitura de Peruíbe destacou que os índices registrados jamais tinham sido observados na cidade.


Para a administração, o caso demonstra, de forma clara, a razão dos problemas relacionados aos alagamentos em bairros da cidade e deslizamento na Estrada do Guaraú, que obrigou a prefeitura a adotar várias providências e a decretar situação de emergência no município.


As fortes chuvas que atingiram a cidade em maio causaram o deslizamento de grandes pedras na Estrada do Guaraú. A via ficou bloqueada entre 18 e 26 do último mês, o que fez com que os moradores da região ficassem isolados.


Cerca de 400 pessoas ficaram desabrigadas por conta do temporal, sendo deslocadas para abrigos montados pela prefeitura em duas escolas da cidade.


Logo A Tribuna
Newsletter