UPA 'parada' revolta moradores após fechamento para obras e mudança de atendimento no Litoral de SP

Moradora afirma que o fechamento da unidade tem prejudicado pacientes

Por: ATribuna.com.br  -  03/05/24  -  06:52
UPA foi fechada para obras em dezembro do ano passado
UPA foi fechada para obras em dezembro do ano passado   Foto: Arquivo pessoal

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe, no Litoral de São Paulo, foi fechada para obras em dezembro de 2023, mas as reformas não chegaram a ser iniciadas. Uma moradora do bairro contou que o local está sendo usado para outras finalidades. Desde o fechamento da unidade de saúde, os atendimentos passaram a ser na Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica centro da cidade.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A UPA, temporariamente fechada, fica no bairro Residencial Parque D’Aville, onde mora Vânia Aparecida Ceribelli, de 59 anos, que é dona de casa. Ela contou que a UPA foi fechada para obras, mas que o local passou a ser ocupado por pessoas em situação de rua. “Eles dormem embaixo das coberturas, porque não tem ninguém lá”. Além disso, Vânia relatou que também há acúmulo de lixo em volta do local.


Enquanto a Unidade de Pronto Atendimento permanece fechada, os atendimentos passaram a ocorrer na UBS Centro, mas a demora no atendimento preocupa Vânia, pois de acordo com a dona de casa, o tempo de espera pode variar entre 4 e 6 horas.


“Não estão fazendo nada, e nós precisamos dessa UPA funcionando normalmente, porque onde está (funcionando no lugar da UPA) é provisório e muito pequeno. Não comporta a demanda da população. Me sinto abandonada”, disse Vânia.


A Prefeitura de Peruíbe foi contatada, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno.


Logo A Tribuna
Newsletter