Toninha é encontrada morta com cortes de faca de serra em praia do Litoral de SP

Carcaça apresentava dois cortes profundos e marcas de interação com rede de pesca

Por: ATribuna.com.br  -  04/05/24  -  07:38
Atualizado em 06/05/24 - 23:07
O corpo do animal foi encontrado por populares
O corpo do animal foi encontrado por populares   Foto: Arquivo pessoal

Uma toninha fêmea adulta morta foi recolhida por uma equipe do Instituto Biopesca, na praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo. O corpo do animal foi encontrado por populares, no último sábado (27), na direção da colônia de férias Feticom. A carcaça apresentava dois cortes profundos e marcas feitas por uma faca de serra.


Segundo o Instituto Biopesca, o exame de necropsia também evidenciou marcas sugestivas de interação com rede de pesca, no entanto, não foi possível afirmar que essa tenha sido a causa da morte do animal, que tinha 20kg e media 1,38m.


A Pontoporia blainvillei, conhecida como toninha, é uma pequena espécie de golfinho e a mais ameaçada de extinção do Brasil. Entre as ameaças, estão a poluição marinha e a interação com a pesca.


Como entrar em contato

Na Baixada Santista, o Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341 (horário comercial).


Logo A Tribuna
Newsletter