Projeto em Itanhaém promove integração entre biblioteca municipal e escolas

EM Noêmia Salles Padovan será a primeira unidade a dispor ao público o próprio catálogo do acervo bibliográfico

Por: ATribuna.com.br  -  27/04/24  -  04:00
A proposta de Integração das bibliotecas escolares visa automatizar os espaços ao mesmo tempo em que se oferta projetos de leitura
A proposta de Integração das bibliotecas escolares visa automatizar os espaços ao mesmo tempo em que se oferta projetos de leitura   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Com o intuito de fortalecer o vínculo entre biblioteca e escola e priorizar a educação, por meio do acesso à leitura, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim idealizou o projeto de informatização das bibliotecas escolares.

A proposta de Integração das bibliotecas escolares visa automatizar os espaços ao mesmo tempo em que se oferta projetos de leitura, acesso a acervos e práticas culturais que possam impulsionar a aprendizagem, o manejo informacional e a construção do pensamento crítico em alunos das escolas públicas.


O trabalho envolve a organização e informatização do acervo, bem como a orientação e o suporte aos responsáveis pelo funcionamento da biblioteca nas rotinas de empréstimo, renovação e reserva da coleção. A primeira escola municipal a aderir a proposta foi a EM Noêmia Salles Padovan, que já tem acesso ao catálogo on-line por meio do site da Prefeitura.


A proposta da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes é integrar todas as bibliotecas escolares, por meio do sistema de informação “Biblivre”, um software livre, sem custos de licença de uso e taxas de manutenção. Os alunos poderão acessar de qualquer dispositivo o catálogo virtual e consultar todos os livros disponíveis em sua unidade escolar.


Logo A Tribuna
Newsletter