Itanhaém distribui mais de 700 frascos de repelentes para gestantes

É necessário que a futura mamãe seja acompanhada pela rede, e leve a receita à farmácia da USF

Por: ATribuna.com.br  -  06/05/24  -  04:00
Atualizado em 13/05/24 - 18:32
Será permitida a retirada de um frasco ao mês por pessoa
Será permitida a retirada de um frasco ao mês por pessoa   Foto: Divulgação/PMI

Preocupada com os riscos causados pelo mosquito Aedes aegypti, Itanhaém iniciou a distribuição na última quinta-feira (2), 708 frascos de repelentes em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) para gestantes que realizam o pré-natal na Rede Municipal de Saúde.


Para ter acesso aos repelentes é necessário que a gestante seja acompanhada pela rede e leve a receita fornecida durante a consulta do pré-natal à farmácia da USF. Será permitida a retirada de um frasco ao mês por pessoa.


Gestantes são consideradas um grupo de risco, havendo uma maior probabilidade de desenvolver a variante mais grave da doença, enquanto o risco do bebê nascer com problemas neurológicos é 50% maior em fetos expostos ao vírus durante a gravidez, segundo estudos da Fiocruz Bahia, do Instituto de Saúde Coleitva da Universidade Federal da Bahia e da London School of Hygiene and Tropical Medicine.


O repelente distribuído nas farmácias das USFs é a base de Icaridina, componente recomendado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


Logo A Tribuna
Newsletter