Itanhaém aposta em agricultura após conquista entre melhores do Estado na área

Município conquista 3º lugar em prêmio e investe cada vez mais no campo

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  04/08/19  -  22:53
  Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

A 15 quilômetros das praias, uma Itanhaém com raízes no campo se reapropria do passado e fortalece novamente o agronegócio. O Município acaba de ser considerado o 3º melhor do Estado no desenvolvimento rural sustentável, recebendo R$ 125 mil no Prêmio Cidadania no Campo e abrindo caminho para muito mais.


Dos seus quase 600 km de área, Itanhaém tem 140 km considerados agrícolas – 40 km deles de agricultura familiar, uma herança de quando as ferrovias cortavam a capital nacional da banana, como a Cidade era conhecida, para exportar o fruto à Argentina.


Hoje, 55 agricultores familiares são integrados em políticas públicas, iniciadas na década passada, com a fundação da Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco, Pescadores Artesanais, Aquicultores e Indígenas de Itanhaém e Região (Amibra). 


O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, enxerga nesses números uma oportunidade ímpar de crescimento.


“No Brasil, se fala muito em agronegócio. Feliz o município que tem área de expansão agrícola e gestor com entendimento do que é preciso fazer, pois não adianta ter conhecimento sem área ou o contrário”.


No Prêmio Cidadania no Campo, o Estado fez um mapeamento e pontuou os municípios de acordo com o histórico. Levou em conta itens como infraestrutura rural, consumo sustentável, defesa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar, fortalecimento social do campo, solo e água, biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas.


A única representante da região entre as dez primeiras foi Itanhaém, em 3º lugar, atrás da campeã Rio Claro e de Rancharia.


Reconhecimento


Entre as ações de sucesso na Cidade, há o Banco de Alimentos, a Feira do Produtor e outros reconhecimentos, como o Selo Mulher Rural. Em Itanhaém, 30% da merenda escolar é abastecida pela produção dos moradores.


O prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) acredita que esse prêmio é um impulso. Diz que o recurso recebido será investido no fomento de novas ações – o que está em estudo – e ressalta as parcerias governamentais e o trabalho das famílias.


“A agricultura familiar movimenta a economia da Cidade, fortalece o sabor nutritivo da merenda oferecida às crianças, entidades sociais e famílias carentes. A agricultura também é nossa praia”.


O próximo desafio, segundo o secretário Chagas, é alcançar o topo da lista estadual. Algo impossível de se duvidar em terras históricas e tão produtivas.


Logo A Tribuna
Newsletter