Caravelas-portuguesas aparecem em praias do litoral de SP e biólogo faz alerta: ‘Só observem’

Animais são extremamente urticantes e podem causar problemas caso sejam tocados

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/12/20  -  12:10
Atualizado em 26/12/20 - 12:24
Biólogo alerta para os riscos que animais podem oferecer
Biólogo alerta para os riscos que animais podem oferecer   Foto: Edson Ventura/Arquivo pessoal

Com a chegada do verão, as caravelas-portuguesas começam a aparecer nas praias de toda a região da Baixada Santista. Estes animais, apesar de serem intrigantes pela cor e textura, não devem ser tocados por serem extremamente urticantes, ou seja, podem dar ‘choques’.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O biólogo Edson Ventura flagrou alguns destes animais do grupo dos cnidários - assim como as águas-vivas - em uma praia da cidade de Peruíbe, no litoral Sul, na última quinta-feira (24). Ele faz o alerta: “São bonitos, mas são urticantes… Então não toquem, só observem”.


Apesar de bonitos, animais não devem ser tocados
Apesar de bonitos, animais não devem ser tocados   Foto: Edson Ventura/Arquivo pessoal

Ventura diz ainda que a aparição das caravelas-portuguesas acontece por conta dos fortes ventos vindos do mar, e a mudança da corrente. “Isso pode ser a causa do encalhe deles na areia”.


Ao avistarem algum animal deste tipo, banhistas não devem tentar devolvê-los para a água, para que não se machuquem. Em caso de ferimento, é necessário procurar ajuda de guarda-vidas. "A recomendação é não tocar, porque são animais urticantes, e avisar os guarda-vidas sobre a presença delas na água e na areia, principalmente no Verão, por causa do grande número de banhistas", reitera o biólogo.


Animais do grupo dos cnidários podem dar 'choques'
Animais do grupo dos cnidários podem dar 'choques'   Foto: Edson Ventura/Arquivo pessoal

Logo A Tribuna
Newsletter