Barranco desmorona sobre casa e vizinhos pedem solução para evitar desastre no Litoral de SP; VÍDEO

Preocupação é que o imóvel desabitado desmorone, deixe alguém ferido ou a rua seja interditada

Por: Diogo Menezes  -  11/04/24  -  06:46
Atualizado em 11/04/24 - 06:49
Rua foi parcialmente interditada pela Defesa Civil desde o desmoronamento do barranco sobre a casa
Rua foi parcialmente interditada pela Defesa Civil desde o desmoronamento do barranco sobre a casa   Foto: Andreia Benevides Herculano dos Santos

Moradores temem que a queda de um barranco sobre uma casa desabitada possa causar um grave acidente ou até a interdição da Rua João Selymes, no bairro Praia do Sonho, em Itanhaém, Litoral de São Paulo. O incidente ocorreu há um mês, mas até hoje não foi solucionado. (Veja no vídeo mais abaixo)


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Conforme um dos vizinhos, o proprietário não mora no local e pretende vender o imóvel. Porém, desde o incidente, a residência foi tomada pelo barro, galhos de árvores e pedras de um barranco que desmoronou devido às fortes chuvas que atingiram a região no mês de março.


De acordo com a Prefeitura, técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual, acompanhado de geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), fizeram a vistoria do terreno no mesmo dia do ocorrido, em 6 de março, e, desde então, interditaram o imóvel pelo lado externo, interditando, também, um dos lados da rua.


No entanto, a representante farmacêutica Andreia Benevides Herculano dos Santos, que mora perto do local, afirma que a casa parece estar desabando e, como passa pelo trecho todos os dias, está preocupada.


“A Defesa Civil foi comunicada, mas o que vemos são apenas os cones e a situação está do mesmo jeito há mais de um mês, com pedras e toda sujeira na rua”, reclama.



Equipes técnicas da Defesa Civil Municipal e Estadual durante vistoria no terreno afetado pelo barranco
Equipes técnicas da Defesa Civil Municipal e Estadual durante vistoria no terreno afetado pelo barranco   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Devido à interdição em frente à residência, poucos veículos conseguem passar pela via, que já é estreita. Segundo Andreia Benevides, o caminhão de lixo que atende o bairro deixou também de subir o morro.


"Já presenciei o lixeiro tendo que descer com o lixo do morro inteiro na mão, superpesado. Ele tem que subir aquele morro todo e descer com os sacos de lixo porque o caminhão não sobe por estar interditado. Naquela parte mal passa um carro", explica a representante farmacêutica.


Em nota, a Prefeitura de Itanhaém afirmou que o proprietário foi notificado para fazer a recuperação do imóvel ou demolição. Além disso, foi autuado para que realize obras de contenção no local, por se tratar de uma área particular.


Ainda conforme a Administração Municipal, existe um Processo Administrativo em tramitação junto à Secretaria de Obras e Desenvolvimento de Itanhaém e, caso não sejam cumpridas as determinações das autoridades, o proprietário poderá ser multado.


Logo A Tribuna
Newsletter