Baixada Santista tem primeira morte por dengue confirmada em 2024; outras nove são investigadas

Vítima é um idoso de 77 anos que tinha comorbidades

Por: ATribuna.com.br  -  22/03/24  -  11:40
Baixada Santista possui 4483 casos confirmados de dengue
Baixada Santista possui 4483 casos confirmados de dengue   Foto: Reprodução

A Baixada Santista confirmou a primeira morte por dengue na região. O caso foi confirmado pela reportagem de A Tribuna nesta sexta-feira (22). A vítima era um idoso de 77 anos, morador de Peruíbe, que contraiu a doença em uma viagem à Bahia. Retornando à cidade, ele desenvolveu os sintomas e morreu no dia 25 de fevereiro. De acordo com o painel de dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, outras 9 mortes seguem sendo investigadas.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Conforme a secretária municipal de Saúde de Peruíbe, Ana Paula Cardoso, o homem havia viajado para Jacaraci, na Bahia, cidade considerada endêmica para dengue. Após retornar para o litoral sul, onde é morador, em três ou quatro dias passou a apresentar sintomas da doença.


De acordo com Ana Paula, ele procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe, fez exames, incluindo teste rápido de anticorpos para dengue (IgM e IgG), e teve o resultado positivo. Após o diagnóstico, ele foi internado no dia 17 de fevereiro e, no mesmo dia, foi encaminhado para o Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém.


Apesar dos cuidados médicos, o quadro de saúde do idoso piorou e, no 25 de fevereiro, ele morreu. Segundo a secretária, o idoso tinha comorbidades, que não foram especificadas, mas contribuíram para o agravamento do caso.


Apesar de constar que a morte é de um morador de Peruíbe, a Prefeitura alega que o óbito não foi causado por uma ocorrência autóctone, isto é, na própria cidade. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado para confirmar se a morte realmente passa a constar nas estatísticas da dengue na região. Em resposta, a pasta respondeu que o procedimento adotado é contabilizar a morte do paciente na cidade em que mora, e não na cidade em que contraiu a doença.


A Baixada Santista ainda possui 9 mortes por dengue sendo investigadas. Em Cubatão e Guarujá, são duas mortes suspeitas em cada uma. Os municípios de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Santos possuem, cada um, uma morte suspeita sendo investigada. Até o momento, a região apresenta 4483 casos confirmados da doença.


Logo A Tribuna
Newsletter