São Sebastião realiza mais de dois mil atendimentos psicológicos durante a pandemia

WhatsApp exclusivo foi disponibilizado para consultas online

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/11/20  -  05:00
Atualizado em 20/11/20 - 05:04
Dedicar-se aos outros. Essa é a essência da palavra altruísmo
Dedicar-se aos outros. Essa é a essência da palavra altruísmo   Foto: Matheus Ferrero/Unsplash

O número de casos de ansiedade e depressão aumentou muito durante os sete primeiros meses da pandemia. O fato é comprovado em São Sebastião através da Secretaria de Saúde (SESAU), que vem fazendo um trabalho de atendimento, inclusive com serviços online para os munícipes, além do atendimento presencial.


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De acordo com dados divulgados pela SESAU, no primeiro quadrimestre de 2020 (janeiro a abril) foram realizados 1.305 atendimentos, sendo 257 consultas à psiquiatra de forma presencial. Já no segundo quadrimestre, de maio a agosto, 1.278 atendimentos on-line, e 236 atendimentos presenciais.


Segundo a secretaria, os atendimentos psicológicos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de saúde mental, que engloba transtornos emocionais, psíquicos, de personalidade, dependência química, entre outros distúrbios.


Os tratamentos são divididos por setores para melhor atendimento, consulta e acompanhamento. A Atenção Básica faz o acolhimento pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. As unidades são a porta de entrada para o atendimento a qualquer tipo de transtorno mental ou emocional.


 
Atenção Especializada


O Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), que fica no bairro Topolândia realiza atendimento para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave e outros.


O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no bairro Canto do Mar, é semelhante ao CAPS I, contudo, prioriza pacientes com uso abusivo de substancias psicoativas (álcool e outras drogas). O atendimento é livre às pessoas que desejam procurar tratamento, ou seja, não há necessidade de encaminhamento.


Pacientes que não se enquadram nos serviços especializados são referenciados para o ambulatório, localizado no Centro de Saúde II para atendimento com o psiquiatra adulto, ou infantil.


Ainda segundo a secretaria, durante o ano de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, houve aumento da procura por atendimentos em saúde mental, em especial, nos casos de depressão e ansiedade, em todas as faixas etárias, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Os serviços especializados e os atendimentos individuais e coletivos foram suspensos (módulo online), exceto o atendimento psiquiátrico, com número reduzido de consultas para avaliação de casos graves. O retorno gradativo do atendimento presencial começou em agosto, porém muitos pacientes preferem não ir as unidades por conta de contaminação pelo coronavírus.


Mais informações pelos números (12) 3892-3470 – CAPS I e (12) 3892-5936 – CAPS-AD, ou o munícipe pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima.


Os números de WhatsApp disponibilizados para atendimento são (12) 99634-0187 ou (12) 99785-0143


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