Homens se jogam no mundo da beleza e apostam na imagem; vídeo

Cada vez mais, eles conquistam seu espaço no que tem de mais moderno

Por: Nathália de Alcantara & Da Redação &  -  11/01/20  -  09:54

Mais do que o básico de barba, cabelo e bigode. Os homens (sim, com H) se jogaram de cabeça no mundo da beleza. Cada vez mais, eles conquistam seu espaço no que tem de mais moderno - e ousado - quando o assunto é bem-estar.


De olho nesse mercado, o barbeiro Leandro César, de 31 anos, decidiu tornar realidade o sonho da Brother’s Barber Shop com o sócio Fernando Henrique Morais, de 32. Há oito meses, o movimento do City Plaza Ferry Boat’s Shopping, em Guarujá logo chamou a atenção da dupla, que hoje faz cerca de 520 atendimentos por mês.


“O cliente normalmente já sabe o que quer. A inspiração é o visual do jogador de futebol, de um ídolo da internet”, conta Leandro, que está na profissão há nove anos.


Leandro diz que a maioria dos clientes já sabe como quer o visual
Leandro diz que a maioria dos clientes já sabe como quer o visual   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

O barbeiro diz que o movimento é intenso principalmente depois das 17h, quando se volta do trabalho ou vai para a faculdade. Os serviços variam entre cabelo, barba, limpeza de sobrancelha e pezinho. E a barbearia, que tem futebol, música, cerveja e video game, abre inclusive às segundas.


“É preciso entender o que o cliente quer. Ele se torna um amigo, com quem a gente também conversa e se diverte. Cada um é de um jeito e temos de fazer sempre o nosso melhor para que ele saia satisfeito”, explica Leandro.


Com 86 anos de idade e há 56 no Centro de Santos, o barbeiro Hilário Garcia Carvalho conta que o perfil dos clientes mudou. “Eles se cuidam de um jeito diferente. Brinco que faço o corte da velha guarda, pois trabalho com algo mais tradicional. Acho que não importa a idade, um cabelo e uma barba bem feitos dizem muito sobre o homem”.


Hilário tem 86 anos de idade e há 56 trabalha no Centro de Santos
Hilário tem 86 anos de idade e há 56 trabalha no Centro de Santos   Foto: Matheus Tagé/ AT

Depilação e mais


Nas unidades da Depyl Action em Santos, os homens já representam 10% entre os serviços de esfoliação corporal, luz pulsada (depilação duradoura), design de sobrancelha e depilação com cera.


A sócia proprietária Nivya Maria Martins diz que a tabela de preços é a mesma para homens e mulheres e que não é preciso marcar horário.
“O perfil do nosso cliente masculino hoje é heterossexual com 40 anos. Vejo que eles se sentem mais seguros para procurar os mais variados serviços. Todos os dias temos homens para atender. É um público que cresce bastante”.


Nivya e Ramila dizem que os homens fazem vários serviços na Depyl Action
Nivya e Ramila dizem que os homens fazem vários serviços na Depyl Action   Foto: Alexsander Ferraz/ AT


A Shape Estética e Beleza, em Santos, também acompanha o crescimento do público masculino. Podologia, terapia capilar, massagem ayurvedica (feita no chão, para aliviar a tensão), laser (depilação definitiva de pelos ou redução de manchas e estrias), dia do noivo e tratamentos faciais têm feito a cabeça dos homens.


“Sobre a vaidade masculina, com a quebra de tabus, eles conquistaram espaços só deles. Na Shape, temos um ambiente exclusivo para homens, além de lazer com sinuca, fliperama, carteado, dominó e cerveja gelada”, explica a executiva da Shape, Graziela Monforte.


Personagem


Eduardo faz depilação para manter os pelos bem longe
Eduardo faz depilação para manter os pelos bem longe   Foto: Matheus Tagé/ AT

Quando conheceu a infinidade de serviços à disposição do público masculino, o comerciante Eduardo Martins, de 36 anos,ignorou a opinião das outras pessoas e passou a apostar muito mais no cuidado pessoal.“Faço a sobrancelha e depilo o nariz, ao redor da orelha, as costas, o tórax e o abdômen. No rosto, deixa uma aparência muito melhor sem aqueles pelos espalhados. Já no corpo, a sensação é muito boa”.


O comerciante ainda incentiva outros homens a encararem os procedimentos, garantindo que a dor é psicológica. “É mais a impressão de que vai doer do que a dor em si. O desconforto, quando aparece, dura segundos”.


Sobre os homens se cuidarem mais nos dias de hoje, Eduardo comemora a consciência mais madura da sociedade. “É uma evolução do ser humano. Só acho que devemos nos cuidar para nós mesmos, para nos sentirmos bem. E não para ficar bonito para alguém”


Logo A Tribuna
Newsletter