Usuários do transporte público de Guarujá estão insatisfeitos

Apesar de apontarem melhoras, passageiros ainda se ressentem do cumprimento de horários e das condições dos pontos

Por: Da Redação  -  28/09/19  -  22:16
Serviço de transporte em Guarujá é realizado pela empresa Translitoral
Serviço de transporte em Guarujá é realizado pela empresa Translitoral   Foto: Rogério Soares/AT

Usuários de ônibus estão insatisfeitos com o transporte público em Guarujá. Apesar de relatarem melhorias, ainda cobram da empresa que administra o serviço, a City Transporte, avanços em relação a cumprimento de horários e mais cuidados com os pontos de parada.


No Pae Cará, em Vicente de Carvalho, foi tarefa fácil encontrar pessoas ao relento esperando por um circular. A cozinheira Cristiane de Oliveira Santos, 35 anos, conta que, todo dia espera ao menos meia hora, por um coletivo para o Centro. 


No local em que ela estava, na Rua Marechal Floriano Peixoto, próximo ao número 52, nem placa de parada havia. “Não tem estrutura, quando faz sol, a gente fica do outro lado da calçada aproveitando a sombra. Quando chove, o jeito é correr para o toldo do comércio ao lado. É difícil”.


Já Elza Maria da Silva, 53 anos, aguardava pelo transporte em um abrigo com cobertura, no Pae Cará. Mas sem bancos. “Saí da fisioterapia e estou em pé faz uns 15 minutos. Seria mais confortável se pudesse sentar para esperar pelo ônibus”, diz a aposentada. “Sei que a população não cuida, mas a empresa tem que ficar de olho”.


Sem banco, sem previsão para conseguir um ônibus e sem paciência, assim estava a dona de casa Cristina Lima, 52 anos. Ela dividia o mesmo local e as mesmas angústias que Elza Maria.


“Já tentei baixar o aplicativo (Cittamobi). Não funciona. Não dá os horários dos ônibus. E a gente tem que ficar aqui, em pé, nessa espera”.


Nos terminais de ônibus, também houve pedidos para a empresa. Em Vicente de Carvalho, uma sinalização informando o horário de saída dos coletivos liberou a lista. “Às vezes demora meia hora e a gente não sabe”, informa a aposentada Maria do Socorro Silvestre, 70 anos.


Resposta


Consultada a City informa que já há obras nos terminais Ferry Boat e Vicente de Carvalho. Elas levam em conta o “remodelamento” para atender especificações em contrato e readequações que visam melhorar o atendimento.


A concessionária também explica que prioriza a troca e reforma dos pontos de ônibus. “Já foram instalados mais de 80 novos abrigos e mais de 120 foram revitalizados”. Mas, a necessidade do Município está em torno de 600.


Quanto aos horários, diz que os ônibus são monitorados, atendem a ordem de serviço passada pela Prefeitura e que há um dimensionamento em função das características de cada linha. 


Tudo, segundo a City, é fiscalizado pela Diretoria de Transporte Público da prefeitura. E informou que o aplicativo Cittamobi funciona adequadamente. 


A Prefeitura diz, em nota, que o “contrato vem sendo cumprido e fiscalizado rigorosamente”. Os usuários que quiserem fazer reclamações podem se dirigir à central de atendimento ao usuário no terminal, no Ferry Boat.


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