Unidades do Caps de Guarujá prestam suporte psicológico via telefone

Atendimento é feito de segunda à sexta, das 8 às 17 horas

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/05/20  -  00:10
Atualizado em 19/05/20 - 00:15
Parte da população da Baixada Santista amanheceu sem telefone fixo nesta quarta
Parte da população da Baixada Santista amanheceu sem telefone fixo nesta quarta   Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os danos psicológicos causados pela quarentena devido a pandemia do coronavírus podem se agravar durante o isolamento social. Por isso, os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) de Guarujá estão atendendo os munícipes, pelos telefones (13) 3355-8445 e (13) 3386-1981, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


O canal já chegou a receber 50 ligações por dia, com pessoas relatando casos de stress, medo, ansiedade, depressão e, até mesmo, tentativas de suicídio. Após triagem, os pacientes recebem apoio psicológico por telefone, semanal, durante o tempo necessário, dependendo do caso.


“O Caps III, para transtornos mentais, e AD, para usuários de álcool e drogas, foram escolhidos para centralização das atividades presenciais necessárias”, explica a gerente da unidade e psicóloga, Luciana Gonzaga. O primeiro Caps está localizado no Jardim Boa Esperança e o segundo na Vila Áurea, ambos em Vicente de Carvalho e funcionando 24 horas.


Em algumas situações, o atendimento é agendado para a forma presencial, respeitando as recomendações de saúde e segurança dos órgãos oficiais. Já para pacientes com transtornos mentais graves, as unidades estão realizando acolhimento integral de, aproximadamente, 15 dias, até que tenham condições de voltar para os cuidados da família.


As unidades de Caps contam uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.


Logo A Tribuna
Newsletter