'Quarentena não é férias', alerta prefeito de Guarujá nas praias da cidade

Com o auxílio de carro de som, Válter Suman percorreu a faixa de areia das Astúrias e Pitangueiras nesta quarta para alertar sobre os riscos do coronavírus

Por: Da Redação  -  19/03/20  -  00:14
Prefeito Válter Suman abordou banhistas e orientou a deixar as praias e ficar em casa
Prefeito Válter Suman abordou banhistas e orientou a deixar as praias e ficar em casa   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), foi às praias, na tarde desta quarta-feira (18), alertar banhistas sobre a necessidade do isolamento social e os perigos do novo coronavírus (Covid-19). A ação ocorreu na faixa de areia de duas das principais praias da cidade, Astúrias e Pitangueiras, que naquele momento tinham a presença de inúmeros frequentadores de todas as idades, de crianças a idosos.


Com o apoio de agentes da Defesa Civil Municipal, da Guarda Civil Municipal e de funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau) e da OS Pró Vida, além de um carro de som, o prefeito, que é médico, percorreu cerca de três quilômetros abordando banhistas e distribuindo panfletos com orientações sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.



Ignorando o pedido de isolamento social, pessoas ficaram na areia (Foto: Alexsander Ferraz/AT)

“É preciso que cada um de nós se esforce e dê sua parcela de contribuição. É um momento delicado, em que o país inteiro precisa colaborar para evitar a propagação do novo coronavírus”, destacou Suman. “É preciso evitar aglomerações nesse momento. Logo essa situação vai melhorar e não só as praias, mas a cidade inteira receberá a todos de braços abertos”. 


Turistas 


De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Guarujá (Sinhores), o índice de ocupação nos hotéis de Guarujá no último fim de semana chegou a 70%. Para o próximo fim de semana (dias 21 e 22), apesar dos alertas e todas as medidas restritivas, ainda há índice de 15% de reservas.


A ação nas praias de Guarujá se repetirá nos próximos dias, com a ajuda de carros de som. A cidade ainda produziu 120 faixas de alerta para a necessidade do isolamento social, que serão afixadas na orla e também nos bairros. 


Situação de emergência 


A Prefeitura de Guarujá trabalha na elaboração de um decreto de estado de emergência específico para a situação do novo coronavírus, que deve ser publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias. A medida estabelece uma situação jurídica especial para a execução de ações e contratações emergenciais de insumos, produtos e até de médicos, se for necessário.


Até esta quarta, a cidade não possuía nenhum caso confirmado da doença. A Sesau monitora 21 pessoas consideradas suspeitas, que estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado do teste laboratorial, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. A maioria dos pacientes possui histórico de viagem à China ou Itália.


Logo A Tribuna
Newsletter