Guarujá busca identificar organizadores de futebol na Vila Edna após polêmica na web

Evento esportivo amador provocou aglomeração e contrariou recomendações das autoridades sanitárias. Segundo o prefeito Valter Suman, autores podem responder por desobediência aos decretos estadual e municipal

Por: Eduardo Brandão  -  11/05/20  -  17:12
Multidão acompanha partida de futebol no Guarujá
Multidão acompanha partida de futebol no Guarujá   Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

A Prefeitura de Guarujá busca identificar os organizadores de um torneio de futebol que reuniu times amadores, na Vila Edna, na periferia da cidade, no último fim de semana. Fotos e vídeos com uma aglomeração de torcedores – a maioria sem qualquer proteção individual – circularam nas redes sociais. A cena contraria as recomendações das autoridades sanitárias para evitar a proliferação de contágio pelo novo coronavírus. 


A determinação para que os organizadores do evento sejam identificados e notificados partiu do prefeito Valter Suman (PSB). Os responsáveis estão sujeitos a penas de multas e responder crimes de desobediência de decretos estadual e municipal, que instituíram as regras de quarentena. “Já determinei que a equipe de Força Tarefa acompanhe essa situação e adote medidas para evitar que voltem a ocorrer”, diz o chefe do Executivo. 


Para Suman, Aeroporto Civil será trampolim para o turismo regional
Para Suman, Aeroporto Civil será trampolim para o turismo regional   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

Segundo Suman, não se trata de uma forma de se “criminalizar” a realização de atividades físicas durante a quarentena. Contudo, o prefeito reconhece a importância de que “todos tenham consciência de que este comportamento pode colocar em risco a vida de outras pessoas, principalmente aquelas que fazem parte do grupo de risco mais suscetível a ter complicações se forem acometidos pela doença”. 


O mandatário apela, mais uma vez, ao respeito às regras de quarentena para a otimização da estrutura da rede pública e privada de Saúde. Segundo o monitoramento regional, cerca de 80% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão ocupados na Baixada Santista. “A maior fiscalização tem que vir da própria consciência de cada um”, acrescenta. 


O jogo 


Organizado pelas redes sociais, o torneio amador de futebol ocorreu durante o fim de semana, na Vila Edna, em Guarujá. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram que partida causou uma grande aglomeração popular, com a maioria da plateia sem usar máscaras. 


A cena provocou indignação popular e revolta de autoridades públicas. Sob condição de anonimato, moradores da região relatam ao portal ATribuna.com.br que jogos acontecem com frequência, inclusive durante o período de isolamento social. 


Logo A Tribuna
Newsletter