Fiscalização de salões de beleza será reforçada em Guarujá

Apesar de ser o último segmento previsto nas operações de reforço, inspeções permanecerão sendo feitas no Município enquanto perdurar a pandemia

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/11/20  -  00:29
Vereador retirou de votação projeto de rodízio de carros em Guarujá
Vereador retirou de votação projeto de rodízio de carros em Guarujá   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Vigilância Sanitária de Guarujá irá intensificar a fiscalização em salões de beleza e barbearias a partir de quinta-feira (19). Segundo a prefeitura, a intenção é prevenir a disseminação do coronavírus. O segmento é o último previsto nas ações de reforço da equipe, que realiza inspeções, diariamente, nos estabelecimentos do Município.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


A expectativa é de que as inspeções sejam concluídas até o encerramento deste mês. Trabalho semelhante já foi realizado em supermercados, mercearias, restaurantes por quilo, quiosques, hotéis, pousadas e academias esportivas e similares. 


Os fiscais da Prefeitura monitoram se os locais atendem aos critérios de segurança para o funcionamento, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), obrigatórios por parte de clientes e funcionários; a existência de demarcação para o distanciamento social e álcool em gel disponibilizado para a higienização das mãos em locais estratégicos.


Além disso, também verificarão se há limpeza constante de superfícies e ambientes com circulação de pessoas, como os assentos de espera e de execução do serviço (cadeira de corte, lavatório e etc) e equipamentos de esterilização de alicates. Os funcionários necessitam estar paramentados, utilizando além dos EPIs, um termômetro para aferição da temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento.


Em caso de infração, o local será notificado para a devida adequação, dentro do prazo estipulado. Se houver descumprimento, poderá ser gerada multa a partir de R$ 300,00, conforme a irregularidade.


Balanço parcial


Até o momento, a Vigilância Sanitária de Guarujá fiscalizou 417 estabelecimentos. Desta forma, o saldo parcial é de 63 academias esportivas e similares, 56 hotéis, 53 pousadas, 50 supermercados, 120 restaurantes e 75 quiosques. Desse volume, os fiscais registraram 180 autuações por ausência de sinalização para distanciamento e uso de máscara. Nenhuma delas gerou multa, já que todas as solicitações foram regularizadas.


Logo A Tribuna
Newsletter