Família escapa da morte após explosão de botijão de gás no litoral de SP

Após pedido de ajuda nas redes sociais, corrente do bem se forma e cômodos são recuperados

Por: Jean Marcel  -  23/10/21  -  10:19
 Incêndio começou quando a válvula do botijão de gás explodiu
Incêndio começou quando a válvula do botijão de gás explodiu   Foto: Arquivo Pessoal

Uma família de Guarujá escapou da morte em um incêndio e, nos últimos dias, vem recebendo apoio de muita gente para se reerguer. Tudo começou na noite do último domingo (17), quando houve um vazamento de gás seguido de explosão numa residência localizada no bairro Morrinhos. As chamas tomaram conta de parte do imóvel, mas o que tinha tudo para ser uma tragédia serviu como ponto de partida a uma corrente do bem que resultou em doações e o começo de uma nova jornada.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Moram na parte de cima da casa a artesã Neide Monteiro de Oliveira, de 40 anos, e o marido dela, o músico David Silva, de 35, além da filha deles, Maria Catharina, de 3 anos. Na parte inferior do imóvel, ficam outros cinco parentes. Neide explica que David estava fora de casa, trabalhando, e ela se encontrava no imóvel com Maria Catharina. De repente, um susto que jamais será esquecido.


"A minha filha dormia e eu trabalhava em casa mesmo. Estava usando o forno e uma das bocas do fogão quando decidi dobrar roupas. De repente, ouvi um chiado estranho. De imediato, fui ao quarto, mas não era nada lá. Ao chegar na cozinha, percebi que esse barulho vinha de lá. Desliguei os botões do fogão e, ao tentar fechar o registro do gás, aconteceu um estouro e surgiu uma chama enorme", relata Neide.


Após a explosão, ela saiu correndo com a filha do local, gritando por socorro, e foi auxiliada por parentes e vizinhos. "Estouraram o portão para a gente poder sair rápido de lá. Além da minha filha, eu tirei da casa a cachorrinha", conta a artesã.


O Corpo de Bombeiros foi chamado e constatou que o fogo teve início no botijão. Consumiu toda a cozinha, destruindo geladeira, fogão e armários. Também destruiu parte do banheiro. "Os bombeiros disseram que o problema estava na válvula do gás, que tinha um defeito. Detalhe: eu havia trocado mangueira e válvula do gás há cerca de 15 dias", explicou Neide.


Com a destruição de parte da casa, a família se abrigou na residência dos cunhados, na parte de baixo, e se viu sem chão. Foi quando uma sobrinha de Neide resolveu pedir ajuda por meio das redes sociais. Desde então, não param de surgir doações. Ao longo da semana, a família de Neide recebeu desde ajuda financeira até materiais para a reforma e mão de obra para a recuperação da casa.


 Parte elétrica e revestimento da cozinha já estão sendo refeitos
Parte elétrica e revestimento da cozinha já estão sendo refeitos   Foto: Arquivo Pessoal

"Já conseguimos, graças à solidariedade de muita gente, refazer a parte elétrica danificada, e iniciar a restauração das paredes. Vários vidros estouraram também. E ainda recebemos um fogão e um botijão para repor o que perdemos no dia do acidente. Muita gente colaborou. Nós moramos de aluguel, mas vamos arrumar tudo e retornar ao local", conta a artesã, mais otimista com tanto carinho recebido e se recuperando do susto que quase custou a vida de sua família.


Logo A Tribuna
Newsletter