Ex-presidente do PSDB pede suspensão partidária de prefeito do Guarujá

Solicitação ocorreu após Válter Suman ser alvo de operação da Polícia Federal

Por: Sandro Thadeu  -  15/09/21  -  15:40
Atualizado em 15/09/21 - 17:17
 Suman oficializou filiação junto ao PSDB em julho deste ano
Suman oficializou filiação junto ao PSDB em julho deste ano   Foto: Divulgação

O ex-presidente do PSDB de Guarujá e candidato a prefeito pelo partido nas eleições do ano passado, o advogado André Guerato, solicitou à Executiva estadual da legenda a suspensão preventiva do atual chefe do Executivo, Válter Suman (PSDB).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O jurista fez essa solicitação horas depois de ter vindo à tona a informação que o responsável pela gestão municipal e outros secretários municipais foram alvos de uma ação de busca e apreensão promovida pela Polícia Federal para apuração de desvios de recursos da saúde.


Essa determinação partiu do desembargador Nino Toldo, que atua na 11ª Turma da 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).


Guerato pede que a legenda seja fiel à ideia defendida pelo governador João Doria (PSDB) para que filiados investigados de desvios de dinheiro público sejam suspensos e expulsos, caso o ilícito seja comprovado.


O coordenador regional do PSDB, Cássio Navarro, afirmou que o partido ainda não vai se posicionar a respeito do pedido apresentado sem a confirmação de fatos. Atualmente, a agremiação está sem presidente no Município.


Em nota, o PSDB de São Paulo informou que, "sobre o pedido de afastamento partidário do prefeito Válter Suman, o partido não possui informações sobre o caso e se pronunciará quando obtiver os esclarecimentos necessários".


Novato no partido
No dia 20 de julho deste ano, o prefeito da Pérola do Atlântico decidiu deixar o PSB e se filiou ao PSDB, durante evento realizado na sede do diretório estadual dos tucanos, na Capital.


A ficha de filiação foi assinada pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e pelo presidente paulista da legenda, Marco Vinholi, que está no comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional.


"A chegada do prefeito Válter Suman ao PSDB é motivo de grande alegria. Ele está em sintonia conosco no modo de fazer política. É simples, sério e afetusoso com as pessoas e um grande ganho para o partido", ressaltou Vinholi naquela ocasião.


Logo A Tribuna
Newsletter