Edifício comercial lança água escura em direção ao mar em praia do Litoral de São Paulo; VÍDEO

Prefeitura suspeita que a substância seja proveniente de água de subsolo, com alto teor de matéria orgânica

Por: ATribuna.com.br  -  22/04/24  -  06:59
Atualizado em 22/04/24 - 07:00
Edifício lançou água com coloração escura na Praia das Astúrias no sábado (20)
Edifício lançou água com coloração escura na Praia das Astúrias no sábado (20)   Foto: Reprodução

Um edifício lançou um líquido de coloração escura na faixa de areia da Praia das Astúrias, em Guarujá, em direção ao mar, no sábado (20). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) suspeita que a substância seja proveniente de água de subsolo, com alto teor de matéria orgânica. Cetesb informou que líquido é mal cheiroso, mas descartou ser óleo ou esgoto. (Veja em vídeo mais abaixo)


Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que “a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) foi até o local e identificou que um edifício lançou água de rebaixamento de subsolo, com aparente alto índice de matéria orgânica, na rede de águas pluviais da Praia das Astúrias”.


O Executivo explicou ainda que "água de rebaixamento é a água que fica no subsolo dos prédios. Ela deve ser bombada para fora, caso contrário corre o risco de o subsolo inundar. A maioria dos prédios jogam essa água fora, na rede de água pluvial. O subsolo é rico em material orgânico em decomposição, o excesso de material deixa a água mais turva ou negra".


Ainda de acordo com a Administração Municipal, "o prédio que lançou a água turva é comercial. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) já notificou o edifício para prestar os esclarecimentos necessários".


Sobre se o edifício será multado, a Prefeitura disse "que a Semam enviará uma equipe ao local nesta segunda-feira (22). O edifício ainda não foi multado pela Administração Municipal, tendo em vista que a Semam entrará em contato com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Governo Estadual, para verificar entendimento do órgão em relação ao caso, e assim tomar as medidas cabíveis".


Procurada, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), garantiu em nota que "foi acionada ontem pelo Corpo de Bombeiros e se dirigiu para a praia de Astúrias, no Guarujá. Lá, constatou um líquido escuro e mal cheiroso que saía pela galeria de águas pluviais, porém, não apresentava aspecto nem de óleo, nem de esgoto. Por se tratar de lançamento em galeria de águas pluviais, acionou a Prefeitura, responsável pela limpeza das galerias. Por orientação da agência ambiental, a Prefeitura deverá continuar a investigação para tentar definir a origem ou fonte do lançamento, assim como proceder à limpeza da galeria e eliminar o lançamento desse tipo de líquido".


Logo A Tribuna
Newsletter