Bolsonaro chega a Guarujá para descanso durante o carnaval

Presidente deve ficar no Forte dos Andradas até a próxima terça-feira (25)

Por: Maurício Martins  -  21/02/20  -  22:02
Presidente chegou à unidade militar no fim da tarde desta sexta (21)
Presidente chegou à unidade militar no fim da tarde desta sexta (21)   Foto: Matheus Tagé/AT

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já está no Forte dos Andradas, no bairro Guaiuba, em Guarujá, onde passará o carnaval. Ele teria chegado de helicóptero, por volta das 17h30 desta sexta-feira (21), e não foi visto pela imprensa e admiradores que estão na porta da unidade militar. A informação foi confirmada pela equipe de segurança presidencial, na entrada do forte.


Pouco antes, agentes da Polícia Federal (PF) pediram para que jornalistas e populares ficassem atrás das grades que cercam a Rua Horácio Guedes Barreiros, em frente ao Andradas. A primeira informação era de que ele chegaria de carro, com escolta.


Dois helicópteros militares sobrevoaram os arredores: um branco e um camuflado. Não foi informado em qual Bolsonaro estaria. Informações extraoficiais dão conta de que o presidente deve ficar até terça-feira (25) descansando. Ele não tem agenda oficial na região e terá disponível uma praia privativa.


Esta é a quarta vez que o presidente descansa em Guarujá desde quando assumiu o cargo. As outras foram nos feriados da Páscoa e da Proclamação da República, ambos em 2019, e em janeiro deste ano, quando permaneceu por cinco dias.


Bolsonaro viajou sem a muher, Michelle, mas acompanhado da filha Laura, de 9 anos, do filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro, do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), o Hélio Negão, e do ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.


Movimentação


Durante a manhã desta sexta-feira, o movimento foi tranquilo no local. Porém, no período da tarde, muitas pessoas apareceram na tentativa de ver o presidente. O servidor público Fábio Moura, morador de São Vicente, foi ao local junto com o amigo, o jornalista João Medeiros, de Guarujá.


Eles levaram uma faixa pedindo que o presidente coloque o Exército para fiscalizar a obra na Ponte dos Barreiros, em São Vicente. O Governo Federal liberou R$ 58 milhões para reforma da estrutura. Para eles, é muito dinheiro e precisa ser acompanhado de perto por militares.


Também na expectativa de ver o presidente, apoiadores montaram uma barraca na rua. Eles se diziam organizadores do movimento local para ajudar o Aliança pelo Brasil, novo partido que Bolsonaro quer criar e depende de assinaturas. Disseram que coletaram 300 nesta sexta-feira.


Por volta das 17h, uma concessionária chegou trazendo duas motos na caçamba de um carro. O presidente costuma dirigir esses veículos e já fez isso pelas ruas de Guarujá em uma das visitas.


Populares estiveram na entrada do Forte dos Andradas nesta sexta (21)
Populares estiveram na entrada do Forte dos Andradas nesta sexta (21)   Foto: Matheus Tagé/AT

Segurança


Uma viatura da Polícia Militar permanece o tempo todo na porta do forte. Mas, outras dezenas de PMs entraram e saíram das instalações militares durante o dia, em motos e viaturas.


Policiais federais, 15 seguranças e soldados do Exército complementavam a segurança na área. Até o início da noite, o presidente não havia saído do local.


Logo A Tribuna
Newsletter