Governo adia retorno do atendimento presencial nas agências do INSS para 24 de agosto

Retorno do atendimento presencial nas agências só deverá acontecer a partir do dia 24

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/07/20  -  17:05
Tempo de espera está em 70 dias, de acordo com a assessoria do INSS, mas pode passar dos 180
Tempo de espera está em 70 dias, de acordo com a assessoria do INSS, mas pode passar dos 180   Foto: Nirley Sena

O retorno do atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado mais uma vez por causa da pandemia do novo coronavírus e só deverá acontecer a partir de 24 de agosto, segundo portaria Conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada nesta quarta-feira (29). 


A reabertura gradual das agências estava marcada para na próxima segunda-feira, dia 3. 


Com a nova portaria, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 21 de agosto e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.


De acordo com o INSS, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos ‘Meu INSS’ e Central Telefônica 135. 


A partir de 24 de agosto, uma segunda-feira,  serão retomados os serviços que não podem ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.


A reabertura gradual  vai considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências do INSS no País. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.


O INSS informou ainda que vai  disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.


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