Tire suas dúvidas sobre o licenciamento digital de veículo

De maio até agosto deste ano foram emitidos 115 mil licenciamentos digitais na Baixada Santista

Por: Nathália de Alcantara  -  18/09/20  -  11:43
A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro
A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro   Foto: Matheus Tagé/AT

O motorista que deve licenciar seu veículo não precisa mais sair de casa. Dá para fazer tudo pela internet e na hora. O documento também é digital, mas, por garantia, é bom imprimi-lo e andar sempre com ele.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Desde maio deste ano, não é necessário ir até uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.


Com o número do Renavam, depois de pagar débitos relacionados ao veículo e a taxa do licenciamento, o certificado ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais Detran.SPe Poupatempo.


Outra opção é o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal.O documento poderá ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.


O pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de abril e até o último dia útil do mês referente ao número final da placa.


Segundo o diretor de veículos do Detran.SP, Juan Carlos Dans Sanchez, a mudança não tem a ver com a pandemia de coronavírus e já estava prevista desde o fim do ano passado, mas veio em um bom momento.


“A hora era oportuna, pois as unidades estavam fechadas. Com o licenciamento digital, o motorista economiza tempo e o valor da taxa dos Correios para o recebimento do documento”.


De maio até agosto deste ano foram emitidos 115 mil licenciamentos digitais na Baixada Santista. No Estado, foram cinco milhões.


A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso o motorista seja flagrado circulando sem o veículo licenciado receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.


Documento


Juan Carlos recomenda que o documento digital seja impresso caso o motorista seja parado em alguma blitz.


“Caso tenha algum problema com a internet, existe o comprovante impresso. Não imaginávamos esse momento de pandemia e esse licenciamento veio suprir uma lacuna. Não é feito mais esse tipo de atendimento presencial e as pessas não precisam sair, preservando sua saúde”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter