Senai oferece vagas em Santos e Cubatão

Na unidade santista, oferecem-se Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores

Por: Izabelly Fernandes  -  25/04/24  -  18:13
Atualizado em 30/04/24 - 18:57
  Foto: Alexsander Ferraz/ AT

As unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Santos e Cubatão abrem, a partir de segunda-feira, inscrições para cursos técnicos semipresenciais. Serão 160 vagas para os cursos gratuitos de Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Eletroeletrônica e Mecânica.


As inscrições começam às 14h do dia 29 vão até as 21h de 3 de junho, com taxa de R$ 40,00. As provas têm datas previstas entre os dias 15 de maio e 20 de julho, tanto de forma digital quanto presencial, nas unidades do Senai escolhidas pelos candidatos.


O dia da prova será agendado no momento da inscrição, conforme disponibilidade informada pelo Senai. O teste é de nível fundamental e composto por 60 questões de múltipla escolha de Português, Matemática e Ciências. Os classificados serão matriculados a partir de julho.


Os interessados devem ter concluído a primeira série do Ensino Médio, ter no mínimo 14 anos no começo das aulas, dispor de uma estrutura de computador necessária para o curso e acesso à internet.


Quem estiver frequentando Educação de Jovens e Adultos deve comprovar que já terminou, pelo menos, metade do curso. Para estes, o diploma será entregue apenas aos que comprovarem a conclusão do Ensino Médio.


Os cursos semipresenciais são realizados 80% A distância, no ambiente virtual de aprendizagem do Senai, e 20% pessoalmente, na unidade escolhida no ato da matrícula.


Em Santos, se abrem os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, ambos com 40 vagas cada. Em Cubatão, as inscrições são para Eletroeletrônica e Mecânica, também com 40 vagas cada.


Importância

O diretor das unidades do Senai em Santos e Cubatão, Daniel Divino Rodrigues da Silva, afirma que os cursos estão conectados às demandas dos setores industrial e portuário. Ao optar por esses programas, alunos têm mais chances de ingressar no mercado de trabalho, inclusive na região.


Ele destaca que os cursos, gratuitos e semipresenciais, proporcionam flexibilidade de horário para o estudo. “A habilitação técnica de nível médio é o caminho mais rápido e seguro para ingressar no mercado. As empresas precisam desses profissionais, garantindo condições adequadas de manutenção, produtividade e sustentabilidade.”


Logo A Tribuna
Newsletter