Santos monitora oito casos suspeitos do novo coronavírus; São Vicente um

Baixada Santista não tem casos confirmados da doença

Por: Da Redação  -  10/03/20  -  00:34
Resultados têm demorado até 20 dias para sair, o que atrapalha o andamentos dos serviços
Resultados têm demorado até 20 dias para sair, o que atrapalha o andamentos dos serviços   Foto: Divulgação

A cidade de Santos monitora oito casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Domingo (8), conforme a Secretaria de Saúde do município, os resultados do Instituto Adolfo Lutz descartaram as suspeitas da doença em duas moradoras. Uma tem 29 anos e viajou pelo Camboja, Tailândia, Vietnã e Espanha. A outra é uma menina de 5 anos, cujo padrasto esteve na Itália.


Por outro lado, cinco notificações de casos suspeitos foram feitas por dois hospitais particulares à Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep). Entre elas, está um casal de homem e mulher (ambos de 89 anos) cuja filha mora na Itália e teve sintomas similares aos da doença. O homem procurou atendimento hospitalar no dia 6 de março, e a esposa, no dia seguinte. Os dois estão internados na unidade de saúde em isolamento.


Outro casal, sendo um homem de 53 anos e uma mulher de 55, foi atendido nesta segunda-feira (9) em outro hospital com sintomas da Covid-19, além de terem viajado recentemente aos Estados Unidos. Os dois passam bem e estão agora em isolamento social domiciliar.


Já o quinto novo caso suspeito é de uma mulher de 63 anos que apresenta sintomas gripais e respiratórios desde 22 de fevereiro e chegou ao Brasil no dia 7 de março, após cruzeiro pela Itália, Marrocos, Portugal e Espanha, além de passagem pela Suíça. Os exames dos pacientes foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz. 


Espera 


Além dos cinco novos casos notificados em Santos, outros três seguem em acompanhamento aguardando resultados do Adolfo Lutz. Uma mulher de 24 anos que esteve em viagem por Portugal e Espanha; uma mulher de 49 anos que esteve na Itália; e um homem de 35 anos que visitou a França. Todos eles estão em isolamento domiciliar. 


São Vicente 


A cidade de São Vicente monitora um caso suspeito da doença. É uma mulher, de 57 anos, que morou por seis anos na Espanha, tendo vivido em Sevilla nos últimos sete meses. 


No começo de fevereiro, ela esteve na Itália, passando pelas cidades Eracleia, Mari e Veneza. Conforme relatado, a paciente começou a apresentar sintomas ainda no início de fevereiro, em uma crise asmática. Saindo da Itália, voou até Portugal e, 12 horas depois, embarcou para o Brasil, chegando no dia 20 de fevereiro. 


Há sete dias, ela teve febre e dispneia. Então, na noite de sexta-feira (6), encaminhou-se ao Hospital Municipal, onde foi colocada em isolamento. Foram feitos exames e, no sábado, após solicitada vaga por meio do sistema Cross, ela foi transferida para o Hospital Emílio Ribas. O resultado do exame que identifica o vírus deve sair em até três dias.


Logo A Tribuna
Newsletter